Falar várias línguas pode ajudar a recuperar de um AVC

UGL_UIUC / Flickr

Um estudo recente mostra que, além de todos os benefícios culturais, falar mais do que uma língua pode ser uma grande ajuda para recuperar melhor de um AVC.

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, falar mais do que uma língua pode trazer grandes benefícios a quem tenha sofrido doenças como um acidente vascular cerebral, conta a BBC.

A investigação, que analisou uma amostra de 600 pessoas vítimas de AVC, mostrou que 40,5% das que falavam mais de uma língua ficaram sem sequelas mentais, ao contrário das que falavam apenas uma (19,6%).

Os investigadores acreditam que o estudo, financiado pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica, sugere que o desafio mental provocado por falar várias línguas pode melhorar a nossa reserva cognitiva, ou seja, a capacidade que o nosso cérebro tem para lidar com influências negativas.

O estudo, publicado na American Heart Association, também teve em conta outros fatores como, por exemplo, a idade dos pacientes, se eram fumadores, se tinham pressão alta e se sofriam de diabetes.

De acordo com os resultados, a habilidade para falar vários idiomas funciona assim como uma “proteção” no desenvolvimento de qualquer disfunção cognitiva depois de um AVC.

“A percentagem de pacientes com funções cognitivas intactas depois de um AVC representa mais do dobro em pessoas bilíngues comparativamente com aquelas que só falam uma língua”, avança a pesquisa.

Aprender outras línguas é, de facto, uma forma de ginasticar o nosso cérebro. Aliás, são vários os estudos que defendem que falar muitos idiomas pode melhorar capacidades como a atenção e a memória, algo que forma uma “reserva cognitiva” que atrasa, por exemplo, o desenvolvimento da demência.

“O bilinguismo faz com que as pessoas mudem de uma língua para outra. (…) Essa troca oferece um treino cerebral praticamente constante, fator que pode ser relevante para ajudar um paciente que tenha sofrido um AVC”, explica Thomas Bak, um dos autores do estudo.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.