Falar duas línguas pode atrasar uma série de sintomas de Alzheimer

Investigadores acreditam que falar duas línguas pode atrasar vários sintomas de demência e Alzheimer. Esta correlação está relacionada com uma maior reserva cognitiva.

Uma equipa de investigadores sugere que ser bilingue pode atrasar uma série de sintomas de demência. Num estudo publicado na semana passada na revista científica Alzheimer Disease and Associated Disorders, os cientistas procuraram perceber como é que o bilinguismo pode aumentar aquilo que é conhecida como a nossa reserva cognitiva.

Isto, de acordo com o New Atlas, refere-se à resiliência do cérebro a danos neurológicos, com estudos anteriores a descobrirem que uma maior reserva cognitiva pode, pelo menos temporariamente, mitigar os impactos da doença de Alzheimer — a forma mais conhecida e comum de demência — nos nossos últimos anos.

Os psicólogos analisaram 158 pacientes diagnosticados com défice cognitivo ligeiro, que consiste numa uma condição médica geralmente definida como a perda das capacidades cognitivas numa proporção maior do que é esperado para a idade da pessoa. Todos os participantes foram categorizados segundo o número de línguas faladas.

A equipa de investigadores da Universidade de York descobriu que, nos bilingues, o tempo de transição de défice cognitivo ligeiro para Alzheimer era notavelmente mais rápido (1,8 anos) em comparação com os pacientes monolingues (2,6 anos).

Isto contribui para a teoria de que ser bilingue e ter uma maior reserva cognitiva pode atrasar os sintomas da doença de Alzheimer e da neurodegeneração. A equipa de investigadores acredita que, embora ambos os grupos apresentassem o mesmo nível de função cognitiva no início do estudo, a patologia já se estava a desenvolver mais no grupo bilingue.

“Imagine sacos de areia a segurar as comportas de um rio. A certa altura, o rio vai vencer”, explicou a investigadora Ellen Bialystok.

Na altura em que os pacientes foram diagnosticados com défice cognitivo ligeiro, os bilingues já tinham uma patologia substancial, mas não havia evidências disso porque estava “escondida” pela reserva cognitiva. Assim sendo, quando a reserva deixa de conseguir aguentar os sintomas, a transição é feita mais rapidamente para o Alzheimer.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …

Agentes disparam para o ar no jogo entre o Olímpico do Montijo e o Vitória de Setúbal B

Violência, tiros para o ar: Montijo reage aos incidentes do jogo com o Vitória

Cenas de pânico, logo a seguir ao jogo entre o Olímpico do Montijo e a equipa B de Setúbal. Versões diferentes dos treinadores. O jogo entre Olímpico do Montijo e Vitória de Setúbal B terminou sem …