Fai-me un Laique: concurso no Facebook só admite escrita em mirandês

kezka / Flickr

Tabara, Kezka eta Usartza taldeko dantzari eta musikariak Miranda do Douroko Udaletxe aurrean

Tabara, Kezka eta Usartza taldeko dantzari eta musikariak Miranda do Douroko Udaletxe aurrean

A câmara de Miranda do Douro está a promover um concurso que obriga os participantes a usar a língua mirandesa para legendarem fotos que a autarquia vai colocar na rede social Facebook.

“O concurso ‘Fai-me un Laique’ tem por objetivo dar a conhecer os valores materiais e imateriais da chamada Terra de Miranda e animar o uso da língua mirandesa e de todos aspetos culturais que lhe estão subjacentes”, disse hoje à Lusa um dos mentores do projeto, Alfredo Cameirão.

O concurso será desenvolvido “integralmente” no Facebook da autarquia de Miranda do Douro, onde a cada 15 dias será publicada uma imagem alusiva à cultura, paisagem, monumentos ou tradições do concelho que terá de ser comentada, uma ou mais vezes, pelos “amigos” do Facebook.

“Os participantes terão que colocar na caixa de cometários do Facebook uma legenda escrita em mirandês e obedecendo às regras da Convenção Ortográfica da Língua Mirandesa e suas adendas. Aquela que mais “like/gosto” reunir será a vencedora. Cada poderá participar com as frases que entender”, explicou o também estudioso da “lhéngua”.

Os vencedores serão premiados com livros ou discos escritos e/ou cantados em língua mirandesa.

“Outra das ideias passa por, através da imagem, divulgar o património imaterial e material das Terras de Miranda, já que as redes sociais são veículo privilegiado para esse efeito, tudo porque há cada vez mais utilizadores e todo o projeto ganha visibilidade”, frisou Alfredo Cameirão.

Agora, todos os que têm apetência pela escrita e pela leitura em mirandês poderão colocar os seus conhecimentos à prova para ajudar a promover o uso do idioma.

O ensino do mirandês, como opção, nas escolas do concelho de Miranda do Douro, é ministrado desde o ano letivo 1986/1987, por autorização do Ministério da Educação.

Para partecipar, cada pessona ten de publicar ua legenda cun respeito a l’eimaige na caixa de quemantairos.
Cada pessona puode partecipar cul númaro de legendas que quejir.
Solo seran aceites legendas an lhéngua mirandesa, screbidas an respeito pula Cumbençon Ourtográfica de la Lhéngua Mirandesa i de la sue adenda.
Nun se acéitan legendas/quemantairos que séian oufensibos ou que afrónten pessonas ou anstituciones, que seran todas zarriscadas.
L ganhador de l cuncurso será la legenda que tenga l mais grande númaro de “Gusto/Like” na caixa de quemantairos de l’eimaige.
in Facebook Município Miranda do Douro

Em 2008, foi estabelecida uma convenção ortográfica, patrocinada pela Câmara de Miranda do Douro e levada a cabo por um grupo de linguistas, com vista estabelecer regras claras para escrever, ler e ensinar o mirandês, bem para como estabelecer uma escrita o mais unitária possível e consagrar o mirandês como a segunda língua oficial em Portugal.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …