Facebook já reconhece pirataria com base no seu perfil

Vincenzo Cosenza / vincos.it

foto: Vincenzo Cosenza /vincos.it

foto: Vincenzo Cosenza /vincos.it

O Facebook está a planear analisar os perfis dos utilizadores para descobrir se os ficheiros que partilham na rede social são ou não pirateados.

O site de partilha de ficheiros Torrent Freak alertou para uma nova patente do Facebook: um algoritmo que permite analisar as informações dos utilizadores da rede social (tais como os seus likes, a localização geográfica e as interações), relacionar quem envia e quem recebe ficheiros e prever se o conteúdo é ou não ilegal.

O Facebook afirma que a patente poderá ajudar a empresa a “minimizar responsabilidades legais” em processos devido a atividades dos utilizadores. “Alguns utilizadores abusam da ferramenta de partilha ao publicar itens que infringem os direitos de autor ou de alguma forma violam os termos de uso”, lê-se no documento. “Por exemplo, os utilizadores podem publicar capítulos de livros, episódios de séries ou links para páginas em domínios externos que podem ter conteúdo com direitos de autor”.

A patente chama-se “Uso de indícios sociais para identificar conteúdo não autorizado num sistema de rede social” e o seu texto descreve que o seu funcionamento é possível porque “os utilizadores têm divulgado voluntariamente mais informações pessoais, tais como os seus amigos, a localização geográfica, os seus programas e filmes preferidos, os hobbies e atividades”.

O Facebook afirma que a rede social “poderá recolher indícios sobre o conteúdo, tais como a diversidade dos utilizadores que visualizam o conteúdo, a relação entre si ou que entidade está envolvida ou identificada no conteúdo, e a relação entre os visualizadores e o utilizador que publicou o conteúdo”. Ou seja, qualquer conteúdo suspeito pode ser capturado na teia do Facebook.

O que acontece se um conteúdo partilhado for apanhado pelo novo sistema? O documento descreve que, se se confirmar que os conteúdos assinalados não são autorizados, estes serão apagados.

Quanto à privacidade, os termos de uso não serão problema, já que permitem que o Facebook use a informação dos utilizadores para proteger “direitos ou propriedades” do site e de outros. “Toda esta informação é registada e armazenada”, escreve o Facebook, mas apenas “ainda não tinha sido usada para prever a natureza dos conteúdos com os quais os utilizadores interagem”.

A patente foi concedida esta terça-feira, mas fica a dúvida no ar: será que o que partilhamos já está a ser analisado e assinalado há mais tempo?

Aline Flor, ZAP / MA

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …