/

Facebook incorpora nova Inteligência Artificial para prevenir suicídios

A maior rede social do mundo modernizou as suas ferramentas de rastreio de comportamento suicida para passar a ter uma intervenção mais rápida e proativa.

A tecnologia de prevenção do suicídio acaba de dar um importante passo em frente. A Inteligência Artificial (IA), que rastreia padrões de atividade para determinar quando alguém expressa pensamento de suicídio ou automutilação, agora pode comunicar-se com estas pessoas antes que um amigo reporte o seu comportamento, avança a RT.

O facebook apresentou pela primeira vez as suas ferramentas de prevenção do suicídio baseadas na IA no início deste ano. Mas até agora esse software requeria que um utilizador ou um dos seus amigos procurasse ajuda a esse respeito.

Agora, a rede social assegura que a tecnologia chegou ao ponto em que pode intervir proativamente quando deteta que alguém corre risco de se automutilar ou suicidar-se.

A partir de agora, quando o sistema identifica publicações ou transmissões na ferramenta Live do Facebook que “podem expressar pensamentos suicidas”, esses posts podem ser enviados a revisores da rede especialmente capacitados que, por sua vez, podem contactar equipas de resposta imediata.

“O objetivo de tudo isto é que a nossa deteção proativa possa ativar-se mesmo antes de haver qualquer informação ou contacto”, aponta Guy Rosen, vice-presidente de gestão de produto do facebook.

Esta IA é uma grande mudança no que respeita às anteriores ferramentas do Facebook, que não podiam atuar antes de ser produzido um relatório sobre o assunto. A eliminação desse passo não só significa que a empresa pode identificar casos que podem ter falhado antes, mas também que pode chegar às pessoas que precisam de ajuda muito mais rápido.

Rosen assinala que os primeiros testes do sistema são promissores, já que, só no último mês, as ferramentas de deteção proativa do facebook deram como resultado mais de 100 verificações de bem-estar.

Agora, estas ferramentas também estarão disponíveis fora dos Estados Unidos. Pela primeira vez o facebook expande-as a nível mundial, à exceção dos países da União Europeia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.