Facebook está a desenvolver ferramentas anti-suicídio

O Facebook associa-se à luta contra o suicídio, oferecendo aos seus utilizadores ferramentas que permitem dar o alerta perante eventuais indícios suicidas de amigos.

Uma medida que resulta da parceria entre a empresa de Marc Zuckerberg e a Forefront, uma organização que luta pela prevenção do suicídio e que tem sede na Escola de Trabalho Social da Universidade de Washington, nos EUA.

Esta ideia conjunta parte da certeza de que as pessoas que lutam com sentimentos depressivos e suicidas deixam, muitas vezes, pistas aos amigos em conversas, e-mails e também no Facebook. Assim, será possível dar o alerta perante um comentário eventualmente indiciador de um potencial suicídio.

Face a uma publicação deste tipo, um amigo pode assinalá-la e o Facebook receberá o alerta. A pessoa que publica o comentário assinalado receberá então uma mensagem do Facebook a notar que “um amigo pensa que pode estar a atravessar algo difícil”.

“Tu és importante para nós, por isso queremos oferecer ajudar se precisares. Não estás só – fazemos isto por muitas pessoas, todos os meses”, salienta-se ainda,  oferecendo-se ao potencial suicida a possibilidade de falar com algum amigo desta rede social ou de obter ajuda e apoio de um profissional da área.

Facebook: sistema de alerta suicídio

Para já, estas ferramentas estão a funcionar apenas nos EUA, mas a empresa está a trabalhar para as expandir para o resto do mundo, nos próximos meses.

“Temos equipas a trabalhar em todo o mundo, 24 horas sobre 7 dias, que revêem qualquer alerta que chegue. Eles priorizam os alertas mais sérios, como de auto-lesão, e enviam ajuda e recursos a quem esteja em sofrimento”, destaca uma nota do Facebook.

“No domínio da prevenção do suicídio, sabemos que estar ligado é um factor de protecção. As pessoas estão no Facebook 24 horas sobre 7 dias por semana, por isso há uma oportunidade de ligar mesmo uma pessoa suicida com alguém com quem tenham uma relação. O Facebook é extremamente pro-activo no que estão a tentar fazer”, sublinha, por seu lado, a professora Jennifer Stuber, da Universidade de Washington, que fundou a Forefront depois do suicídio do marido, em 2011.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Classe pura". Ingleses rendidos a Bruno Fernandes

O Manchester United goleou esta quinta-feira o Club Brugge (5-0), conseguindo o apuramento para os "oitavos" da Liga Europa, numa partida em que o recém-chegado Bruno Fernandes esteve em destaque. O médio português ex-Sporting conseguiu …

Governador do Rio de Janeiro defende destituição de Bolsonaro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, defendeu na quinta-feira a destituição do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, após este ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens WhatsApp, com a convocação de uma manifestação contra …

Pelo menos 33 soldados turcos mortos em bombardeamento na Síria

Um ataque do exército sírio na província de Idlib, na Síria, causou esta quinta-feira a morte de pelo menos 33 militares turcos. Os números, inicialmente avançados pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), dava conta de …

Razia na Liga Europa com direito a lenços brancos. Todas as equipas portuguesas foram eliminadas

Benfica, FC Porto, SC Braga e Sporting foram eliminados nos 16 avos de final da Liga Europa. Portugal passou assim de ser o clube com mais representantes nesta prova europeia a um dos poucos sem …

Este animal marinho produz óvulos e espermatozóides ilimitados ao longo da sua vida

Um minúsculo animal marinho, chamado Hydractinia, foi analisado ao pormenor por uma equipa de investigadores que descobriu aquela que pode ser considerada uma habilidade muito rara desta criatura. Hydractynia consegue produzir ilimitadamente células germinativas, que são …

Há um segundo português internado no Japão por suspeitas de coronavírus

Um segundo português está hospitalizado no Japão “por indícios relacionados” com o Covid-19, também tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess,. “Dois dos tripulantes portugueses do Diamond Princess tiveram de ser hospitalizados, no Japão, por indícios …

Há um planeta gigante incrivelmente perto da Terra

Há um planeta gigante, com dimensões próximas das de Neptuno, a 90 anos-luz da Terra. É dos exoplanetas mais próximos do nosso planeta. Detetado pela primeira vez pelo "caçador" de planetas Kepler (NASA), a existência deste …

A primeira forma vida alienígena que encontrarmos será (muito provavelmente) inteligente

A primeira forma de vida alienígena que vier a ser encontrada pelo Homem será, muito provavelmente, inteligente, de acordo com um especialista do Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). A procura de vida para lá da …

Hackers podem "roubar" satélites e fazê-los colidir, alerta cientista

Um especialista da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, alertou recentemente que eventuais vulnerabilidades em satélites artificiais em órbita podem vir a ser exploradas por piratas informáticos (hackers). Mais de 50 anos depois do lançamento do …

Benfica 3-3 Shakhtar D. | "Águia" permeável diz adeus à Europa

Todos eliminados. Os quatro clubes portugueses caíram todos nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o último dos quais o Benfica. Após a derrota por 2-1 na Ucrânia, frente ao Shakhtar, os “encarnados” receberam os comandados de …