Facebook está a desenvolver ferramentas anti-suicídio

O Facebook associa-se à luta contra o suicídio, oferecendo aos seus utilizadores ferramentas que permitem dar o alerta perante eventuais indícios suicidas de amigos.

Uma medida que resulta da parceria entre a empresa de Marc Zuckerberg e a Forefront, uma organização que luta pela prevenção do suicídio e que tem sede na Escola de Trabalho Social da Universidade de Washington, nos EUA.

Esta ideia conjunta parte da certeza de que as pessoas que lutam com sentimentos depressivos e suicidas deixam, muitas vezes, pistas aos amigos em conversas, e-mails e também no Facebook. Assim, será possível dar o alerta perante um comentário eventualmente indiciador de um potencial suicídio.

Face a uma publicação deste tipo, um amigo pode assinalá-la e o Facebook receberá o alerta. A pessoa que publica o comentário assinalado receberá então uma mensagem do Facebook a notar que “um amigo pensa que pode estar a atravessar algo difícil”.

“Tu és importante para nós, por isso queremos oferecer ajudar se precisares. Não estás só – fazemos isto por muitas pessoas, todos os meses”, salienta-se ainda,  oferecendo-se ao potencial suicida a possibilidade de falar com algum amigo desta rede social ou de obter ajuda e apoio de um profissional da área.

Facebook: sistema de alerta suicídio

Para já, estas ferramentas estão a funcionar apenas nos EUA, mas a empresa está a trabalhar para as expandir para o resto do mundo, nos próximos meses.

“Temos equipas a trabalhar em todo o mundo, 24 horas sobre 7 dias, que revêem qualquer alerta que chegue. Eles priorizam os alertas mais sérios, como de auto-lesão, e enviam ajuda e recursos a quem esteja em sofrimento”, destaca uma nota do Facebook.

“No domínio da prevenção do suicídio, sabemos que estar ligado é um factor de protecção. As pessoas estão no Facebook 24 horas sobre 7 dias por semana, por isso há uma oportunidade de ligar mesmo uma pessoa suicida com alguém com quem tenham uma relação. O Facebook é extremamente pro-activo no que estão a tentar fazer”, sublinha, por seu lado, a professora Jennifer Stuber, da Universidade de Washington, que fundou a Forefront depois do suicídio do marido, em 2011.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …