Facebook acusado de permitir discriminação de género nos anúncios de emprego

O Facebook está novamente envolvido em polémica, desta vez por ter ajudado os empregadores a discriminar os candidatos com base no género.

Nos Estados Unidos, o Facebook está a ser acusado de ajudar os empregadores a discriminar os candidatos que querem com base no seu género.

Segundo uma queixa apresentada esta terça-feira na agência federal norte-americana, vários recrutadores estão a utilizar o serviço de anúncios de emprego da rede social para criar propostas destinadas exclusivamente a utilizadores do sexo masculino. Além disso, nove dos dez empregadores incluídos na queixa também dão preferência a trabalhadores mais jovens.

“Não devia ser afastada da oportunidade de descobrir uma oportunidade de trabalho só porque sou uma mulher”, disse a denunciante à União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU).

Em comunicado, a rede social diz que “não há lugar para discriminação no Facebook” e que vai “rever atentamente a queixa”. O jornal Público contactou o Facebook para esclarecimentos adicionais, mas não obteve resposta.

Os advogados dizem que descobriram o problema ao supervisionar um grupo encarregue de procurar empregos no Facebook entre outubro de 2017 e agosto de 2018. Para cada posto de trabalho em que carregavam, a rede social apresentava uma explicação sobre o motivo de alguém receber o anúncio, o que incluía o facto de terem um determinado género, idade e viverem numa dada região.

Certo é que as plataformas online não são diretamente responsáveis pelo conteúdo que as pessoas publicam. Ainda assim, os queixosos querem ver o Facebook a ser legalmente responsabilizado por criar um sistema que motiva os empregadores a selecionar o género e a idade das pessoas que recebem os seus anúncios.

Segundo as leis estatais e locais, é proibido publicar anúncios de emprego direcionados a um determinado género nos Estados Unidos desde 1964, explica o Público.

“Não podemos deixar que a discriminação com base no género das pessoas ganhe novo fôlego online”, disse Galen Sherwin, advogada responsável pelo projeto Direitos da Mulher da ACLU em comunicado. E acrescentou: “a segregação de postos de trabalho com base no género tem sido usada ao longo dos tempos para impedir mulheres de chegar a trabalhos bem pagos e a boas oportunidades económicas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …