Facebook é culpado de mais de metade dos casos britânicos de abuso infantil

O Facebook está na origem de 55% dos casos de abuso infantil no Reino Unido, revela um estudo da Sociedade Nacional de Prevenção da Crueldade Contra Crianças (NSPCC). As redes sociais são cada vez mais usadas como forma de chegar aos mais novos.

Os dados recolhidos nos últimos 18 meses foram obtidos a partir de informações das autoridades. No total, foram analisados 5161 crimes, dos quais 3400 (65%) envolveram o uso de meios de comunicação online.

Só nas redes sociais geridas pelo Facebook, há um total de 1900 ocorrências registadas. Instagram, WhatsApp e Messenger são as mais recorrentes. O Snapchat surge com 18% dos casos registados, num total de 340 ocorrências.

A NSPCC também aponta que a popularidade das redes sociais fez aumentar, em 50%, os casos de abuso sexual infantil, na mesma medida em que caíram drasticamente os incidentes ocorridos presencialmente. Nos 18 meses avaliados, foram “apenas” registadas cem ocorrências desse tipo.

De acordo com o CanalTech, o Governo do Reino Unido criminalizou a comunicação sexual com menores, apesar de a medida ter não feito com que o número de casos baixasse.

Em resposta oficial à imprensa, o Facebook disse que manter a segurança dos jovens é a prioridade da plataforma. A empresa disse ter normas em vigor, que proíbem a exploração de menores e mantêm sistemas automatizados de moderação para evitar casos desse tipo.

“Trabalhamos de perto com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, nos EUA, para combater de forma agressiva esse tipo de conteúdo e proteger os jovens”, lê-se no comunicado do Facebook.

Curiosamente, o TikTok, aplicação móvel popular entre adolescentes, que permite gravar pequenos vídeos e partilhá-los online, apenas representa 1% dos casos registados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …