Facebook é culpado de mais de metade dos casos britânicos de abuso infantil

O Facebook está na origem de 55% dos casos de abuso infantil no Reino Unido, revela um estudo da Sociedade Nacional de Prevenção da Crueldade Contra Crianças (NSPCC). As redes sociais são cada vez mais usadas como forma de chegar aos mais novos.

Os dados recolhidos nos últimos 18 meses foram obtidos a partir de informações das autoridades. No total, foram analisados 5161 crimes, dos quais 3400 (65%) envolveram o uso de meios de comunicação online.

Só nas redes sociais geridas pelo Facebook, há um total de 1900 ocorrências registadas. Instagram, WhatsApp e Messenger são as mais recorrentes. O Snapchat surge com 18% dos casos registados, num total de 340 ocorrências.

A NSPCC também aponta que a popularidade das redes sociais fez aumentar, em 50%, os casos de abuso sexual infantil, na mesma medida em que caíram drasticamente os incidentes ocorridos presencialmente. Nos 18 meses avaliados, foram “apenas” registadas cem ocorrências desse tipo.

De acordo com o CanalTech, o Governo do Reino Unido criminalizou a comunicação sexual com menores, apesar de a medida ter não feito com que o número de casos baixasse.

Em resposta oficial à imprensa, o Facebook disse que manter a segurança dos jovens é a prioridade da plataforma. A empresa disse ter normas em vigor, que proíbem a exploração de menores e mantêm sistemas automatizados de moderação para evitar casos desse tipo.

“Trabalhamos de perto com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, nos EUA, para combater de forma agressiva esse tipo de conteúdo e proteger os jovens”, lê-se no comunicado do Facebook.

Curiosamente, o TikTok, aplicação móvel popular entre adolescentes, que permite gravar pequenos vídeos e partilhá-los online, apenas representa 1% dos casos registados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …