Facebook criticado por incluir Breitbart News no seu novo serviço de notícias

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg está a ser criticada por incluir o Breitbart News na sua nova plataforma de notícias.

O Facebook está a ser criticado por incluir um site orientado para a extrema-direita como uma fonte de confiança na sua nova plataforma de notícias direcionada a utilizadores nos Estados Unidos.

Segundo o jornal Público, trata-se do já conhecido Breitbart News, cujo diretor executivo era, até janeiro de 2018, Steve Bannon, principal estratega da campanha do Presidente Donald Trump.

O novo serviço de notícias, anunciado na última sexta-feira, vai ter um investimento de vários milhões de dólares e inclui parcerias com cerca de 200 órgãos que serão pagos consoante o número de visualizações e leitores que o seu conteúdo recebe.

O site, fundado em 2007 por Andrew Breitbart, é conhecido pela divulgação de várias notícias falsas e teorias de conspiração, tendo levado até a Wikipédia a inclui-lo na lista de fontes de informação dúbia, na qual se encontram também jornais como o Daily Mail.

Em declarações aos jornalistas, citado pelo mesmo diário, o fundador do Facebook, Mark Zuberberg defendeu que “definir uma fonte como elegível não quer dizer que esteja sempre a aparecer”.

“Para sermos uma plataforma de confiança, temos de incluir pontos de vista diversos e, para isso, queremos incluir conteúdo que represente diferentes perspetivas”, disse ainda.

Contudo, o CEO da rede social já tinha escrito, num artigo de opinião publicado no New York Times, que “se um parceiro publicar desinformação, deixará de aparecer”.

Num comunicado, citado pelo Diário de Notícias, o Facebook explica que esta funcionalidade será gerida por uma equipa de editores profissionais, estará separada do feed habitual e será dividida em três secções: notícias do dia, notícias personalizadas, tópicos e subscrições. Há ainda a possibilidade de controlar que fontes, temas ou artigos o leitor não quer ver, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Feiças o quê? Aquela rede social para zumbis? Nem que me pagassem eu colocaria lá perfil.
    Não entra sequer no meu computador, nem ela, nem guguele, nem outro lixo.

RESPONDER

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …