Facebook criticado por incluir Breitbart News no seu novo serviço de notícias

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg está a ser criticada por incluir o Breitbart News na sua nova plataforma de notícias.

O Facebook está a ser criticado por incluir um site orientado para a extrema-direita como uma fonte de confiança na sua nova plataforma de notícias direcionada a utilizadores nos Estados Unidos.

Segundo o jornal Público, trata-se do já conhecido Breitbart News, cujo diretor executivo era, até janeiro de 2018, Steve Bannon, principal estratega da campanha do Presidente Donald Trump.

O novo serviço de notícias, anunciado na última sexta-feira, vai ter um investimento de vários milhões de dólares e inclui parcerias com cerca de 200 órgãos que serão pagos consoante o número de visualizações e leitores que o seu conteúdo recebe.

O site, fundado em 2007 por Andrew Breitbart, é conhecido pela divulgação de várias notícias falsas e teorias de conspiração, tendo levado até a Wikipédia a inclui-lo na lista de fontes de informação dúbia, na qual se encontram também jornais como o Daily Mail.

Em declarações aos jornalistas, citado pelo mesmo diário, o fundador do Facebook, Mark Zuberberg defendeu que “definir uma fonte como elegível não quer dizer que esteja sempre a aparecer”.

“Para sermos uma plataforma de confiança, temos de incluir pontos de vista diversos e, para isso, queremos incluir conteúdo que represente diferentes perspetivas”, disse ainda.

Contudo, o CEO da rede social já tinha escrito, num artigo de opinião publicado no New York Times, que “se um parceiro publicar desinformação, deixará de aparecer”.

Num comunicado, citado pelo Diário de Notícias, o Facebook explica que esta funcionalidade será gerida por uma equipa de editores profissionais, estará separada do feed habitual e será dividida em três secções: notícias do dia, notícias personalizadas, tópicos e subscrições. Há ainda a possibilidade de controlar que fontes, temas ou artigos o leitor não quer ver, acrescenta.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Feiças o quê? Aquela rede social para zumbis? Nem que me pagassem eu colocaria lá perfil.
    Não entra sequer no meu computador, nem ela, nem guguele, nem outro lixo.

RESPONDER

O Bosão de Higgs foi apanhado a fazer algo inesperado

Uma equipa de cientistas do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN) observou o Bosão de Higgs, a fazer algo inesperado: à medida que caía, esta parecia decompor-se numa combinação inesperada de partículas. De acordo com …

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …