Facebook criticado por incluir Breitbart News no seu novo serviço de notícias

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg está a ser criticada por incluir o Breitbart News na sua nova plataforma de notícias.

O Facebook está a ser criticado por incluir um site orientado para a extrema-direita como uma fonte de confiança na sua nova plataforma de notícias direcionada a utilizadores nos Estados Unidos.

Segundo o jornal Público, trata-se do já conhecido Breitbart News, cujo diretor executivo era, até janeiro de 2018, Steve Bannon, principal estratega da campanha do Presidente Donald Trump.

O novo serviço de notícias, anunciado na última sexta-feira, vai ter um investimento de vários milhões de dólares e inclui parcerias com cerca de 200 órgãos que serão pagos consoante o número de visualizações e leitores que o seu conteúdo recebe.

O site, fundado em 2007 por Andrew Breitbart, é conhecido pela divulgação de várias notícias falsas e teorias de conspiração, tendo levado até a Wikipédia a inclui-lo na lista de fontes de informação dúbia, na qual se encontram também jornais como o Daily Mail.

Em declarações aos jornalistas, citado pelo mesmo diário, o fundador do Facebook, Mark Zuberberg defendeu que “definir uma fonte como elegível não quer dizer que esteja sempre a aparecer”.

“Para sermos uma plataforma de confiança, temos de incluir pontos de vista diversos e, para isso, queremos incluir conteúdo que represente diferentes perspetivas”, disse ainda.

Contudo, o CEO da rede social já tinha escrito, num artigo de opinião publicado no New York Times, que “se um parceiro publicar desinformação, deixará de aparecer”.

Num comunicado, citado pelo Diário de Notícias, o Facebook explica que esta funcionalidade será gerida por uma equipa de editores profissionais, estará separada do feed habitual e será dividida em três secções: notícias do dia, notícias personalizadas, tópicos e subscrições. Há ainda a possibilidade de controlar que fontes, temas ou artigos o leitor não quer ver, acrescenta.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Feiças o quê? Aquela rede social para zumbis? Nem que me pagassem eu colocaria lá perfil.
    Não entra sequer no meu computador, nem ela, nem guguele, nem outro lixo.

RESPONDER

Jorge Costa responde a Pepe: "Deve ter-se esquecido de quem eu sou"

O treinador do Farense e ex-jogador do FC Porto respondeu a Pepe na flash interview, depois da troca de palavras entre ambos no final do jogo desta segunda-feira no Estádio do Dragão (5-1). "O Pepe deve …

Salgado começa a ser julgado em junho. Defesa recorre da decisão de separar processos

O antigo presidente do BES começa a ser julgado a 7 de junho por três crimes de abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, mas a sua defesa já entregou um recurso por …

Onda de violência em Jerusalém não tem fim. UE considera ataques "inaceitáveis"

A situação continua a ser preocupante em Israel e a comunidade internacional já tem deixado alguns alertas para que seja posto fim à violência. Na noite desta segunda-feira, um incêndio rompeu na zona da Esplanada das …

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …

Descoberta vila da Idade do Bronze submersa num lago suíço

A descoberta de uma vila da Idade do Bronze, submersa num lago suíço, redefine a história da cidade de Lucerna e sugere que a área foi colonizada 2.000 anos antes do que se pensava. O lago …

"Já vimos este filme". Catarina Martins receia austeridade pós-bazuca (e está preocupada com a TAP)

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse temer a austeridade que possa surgir após a prometida bazuca de fundos europeus e confessou estar “muito preocupada” com a TAP. Em entrevista à TVI na noite de segunda-feira, …

Portugal continental atinge 4 milhões de doses administradas. Processo está a ser mais rápido do que o previsto

Portugal Continental vai atingir esta terça-feira as quatro milhões de doses de vacinas administradas. Segundo a task force, o processo está a acontecer mais rapidamente do que o previsto. De acordo com um fonte da task …

Descoberta nova espécie de tartaruga que viveu no final do Cretáceo

Em 2015, paleontólogos descobriram em Madagáscar um fóssil excecionalmente bem preservado, que agora se confirma ser de uma nova espécie de tartaruga, que remonta ao final do Cretáceo. A antiga tartaruga era uma espécie de água …

Pelo menos onze mortos na sequência de um tiroteio numa escola da Rússia

Dois indivíduos não identificados efetuaram esta terça-feira disparos numa escola na cidade de Kazan, no centro da Rússia, informaram agências de notícias, que citam fontes oficiais. Pelo menos onze pessoas morreram, avança a AFP, que cita …

Pedido de insolvência da Groundforce não implica despedimentos. Mas salários de maio estão em risco

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) recebeu a garantia do Governo de que não vão acontecer despedimentos na Groundforce depois de a TAP ter avançado com um pedido de insolvência da empresa. "Foi-nos …