Fabricante embala bicicletas como TVs para reduzir danos de transporte

(dr) VanMoof.com

-

Quem faz regularmente compras online sabe que nem sempre os serviços de transporte tratam as encomendas da melhor forma – e isso levou um fabricante de bicicletas a recorrer a uma técnica original para evitar danos que se tornavam cada vez mais frequentes.

Se já é mau receber uma caixa toda amassada mesmo tendo o seu conteúdo intacto, muito pior é quando o produto em questão chega danificado.

Tal estava a acontecer com frequência aos envios internacionais do fabricante de bicicletas holandês VanMoof, resultando em prejuízos crescentes, não só pelo custo de reenviar uma nova bicicleta para o cliente, como também por ter que vender as bicicletas danificadas a preço reduzido.

A brilhante solução encontrada pela VanMoof, conta o Independent, não implicou o desenvolvimento de um novo sistema avançado de embalagens com protecções acrescidas, mas simplesmente tirar partido do formato da caixa em que as bicicletas eram enviadas.

Aproveitando o facto de as caixas das suas bicicletas terem um formado idêntico à de um televisor de grandes dimensões, a VanMoof simplesmente imprimiu uma imagem de um televisor na caixa.

A empresa não está a fazer publicidade enganosa, uma vez que em lado nenhum refere que o conteúdo é um televisor, mas o que é certo é que as empresas de transportes passaram a tratar a mercadoria com muito mais cuidado, e os danos causados pelo transporte caíram entre 70 e 80% nos envios para os EUA.

Infelizmente, esta técnica não dê para aplicar a tudo – não adiantará muito imprimir uma imagem de um televisor numa caixa do tamanho de um smartphone.

Mas dado o sucesso da ideia, é provável que outras empresas possam começar a enviar os seus produtos embalados com imagens que estimulem um tratamento mais cuidadoso – por exemplo, a Amazon poderá vir a enviar os seus livros com imagens de tablets na embalagem.

O que daria ainda mais razão ao ditado que nos aconselha a não julgar um livro pela capa…

ZAP / Aberto até de Madrugada

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.