Extraterrestres ou mineiros com jetpacks? O mistério que intriga o Peru

Numa comunidade indígena remota, no Peru, uma série de ataques misteriosos que começaram a 11 de julho foram agora atribuídos a uma causa mais terrestre, mas não menos bizarra.

O que inicialmente foi percebido como encontros com “seres estranhos” acabou por ser, na realidade, um incidente com mineiros ilegais que utilizavam jetpacks para aceder a área.

Jairo Reátegui Ávila, líder local do grupo indígena Ikitu, residente na província de Maynas, no noroeste do país, partilhou relatos destes incidentes com a estação de rádio peruana RPP.

Descrevendo os assaltantes como parecidos com o goblin verde do Homem-Aranha, Ávila afirmou ter disparado contra eles sem sucesso – em vez de caírem, subiram e desapareceram.

Ávila descreveu a aparência dos seres, destacando a sua cor prateada, sapatos redondos que lhes permitiam pairar a cerca de um metro do chão e uma luz vermelha caraterística nos seus calcanhares. As suas cabeças alongadas, as máscaras e os olhos amarelados contribuíam para o estranho encontro.

A história ganhou rapidamente atenção online, captando a imaginação de crentes e céticos, especialmente porque coincidiu com as discussões em curso sobre fenómenos aéreos não identificados a nível mundial.

As autoridades responderam aos relatos, com membros da Marinha e da Polícia peruanas a deslocarem-se ao local para investigar os incidentes. Revelações recentes sugerem que as estranhas ocorrências foram obra de gangues de mineiros ilegais das vizinhas Colômbia e do Brasil, detalha a VICE.

Estes grupos alegadamente usam tecnologia avançada de voo — sobretudo jetpacks — para criar o caos na comunidade.

Carlos Castro Quintanilla, o investigador principal do caso, indicou que uma parte significativa da mineração ilegal de ouro na região acontece na bacia do rio Nanay, precisamente onde reside a comunidade de Ikitu.

Apesar destas revelações, não foram efetuadas quaisquer detenções e as autoridades abstiveram-se de nomear publicamente as pessoas ou organizações envolvidas. No entanto, o Ministério Público informou ter desmantelado 110 operações ilegais de mineração de ouro e dez campos de mineração ilícitos na área em 2023.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.