Um enorme vulcão ajudou o meteoro a extinguir os dinossauros

A extinção dos dinossauros deveu-se também a milénios de alterações climáticas e não apenas por causa da colisão de um meteoro.

Um estudo publicado esta terça-feira na Nature Communications indica que o desaparecimento foi provocado por dois períodos de aquecimento global.

O primeiro aconteceu com a erupção do vulcão de Deccan Traps, território que faz parte da Índia, enquanto o segundo terá sido provocado pelo incidente astronómico.

Assim, o impacto que aconteceu há mais de 66 milhões de anos e que deixou uma cratera com 180 quilómetros de diâmetro em Chicxulub, no México, terá sido responsável apenas por uma segunda onda de extinção dos dinossauros, sendo que das 24 espécies, dez já tinham sido extintas antes da colisão.

A equipa descobriu que a temperatura dos oceanos terá subido 7,8 graus Celsius depois da erupção do vulcão de Deccan Traps, uma erupção com várias fases, que durou dezenas de milhares de anos.

Uma nova subida de 1,1 graus aconteceu passados 150 mil anos, na altura do impacto.

Os dois desastres terão lançado grandes nuvens de poeira e cinza, bloqueando a passagem da luz solar.

“Consideramos que a extinção em massa no fim do Cretáceo foi causada por uma combinação de vulcanismo e impactos do meteorito, que causaram, na teoria, um one-two-punch” disse a coautora Sierra Petersen, da Universidade de Michigan.

A subida da temperatura antes do impacto “pode ter aumentado o stress do ecossistema, tornando-o mais vulnerável ao colapso”, concluíram os cientistas.

A equipa analisou 29 fósseis daquele período, que permitiram compreender as alterações climáticas ao longo de 3,5 milhões de anos.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O que é certo é que TODA a fauna e flora da Terra regenerou-se depois da catástrofe.
    “NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA”.

RESPONDER

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …