Depois de ter sido expulsa da Hungria, universidade criada por George Soros reabre na Áustria

FMI / Flickr

O investidor George Soros

A Universidade da Europa Central, criada pelo bilionário George Soros em Budapeste, na Hungria, em 1991, foi expulsa do país depois que o primeiro-ministro Viktor Orbán a acusou de promover valores liberais no país, incluindo o favorecimento da imigração. Voltou agora a abrir, em Viena, na Áustria.

Como noticiou o Expresso, quando abriu em Budapeste, a Universidade da Europa Central rapidamente se estabeleceu como uma das melhores instituições de ensino superior na Hungria, destacando-se em humanidades, ciências sociais e matemática.

O governo húngaro utilizou um pretexto formal para expulsar a universidade – uma nova lei passou a obrigar as universidades estrangeiras a terem um campus no seu país de origem – segundo o Expresso, “é mais ou menos consensual que o verdadeiro motivo foi político”.

Viktor Orbán, que está a criar na Hungria como uma “democracia iliberal”, defende valores conservadores e autoritários, diferentes do conceito de sociedade aberta que George Soros tenta há décadas incentivar nos antigos países do bloco soviético.

A universidade oferecia cursos gratuitos ou muito baratos, com acreditação internacional, em língua inglesa, sendo formalmente uma universidade americana, sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Apesar de ter anunciado que ia defender a sua permanência na Hungria, a administração Trump não o faz.

George Soros é regularmente referido na imprensa húngara, com um fundo antissemita em muitos dos ataques. Agora disse que não espera regressar à sua terra natal enquanto Viktor Orbán estiver no poder.

“Ele é bastante perigoso porque tem alguns seguidores cegos, tal como Trump, e eles podem tentar apanhar-me”, explicou o criador, que apareceu na abertura oficial do campus da universidade, em Viena.

O bilionário já tinha financiado a universidade com 880 milhões de dólares, acrescentando agora outros 750 milhões.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ele é mais um filantropo como eu que se dedica a desvio e outras patifarias. Está-nos no sangue. Fujam todos onde chegarmos porque sacamos tudo.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …