Explosão solar obrigou astronautas da Estação Espacial Internacional a refugiar-se

NASA

O Sol visto pela Expedição STS-129 da Estação Espacial Internacional

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional foram este domingo obrigados a abrigar-se de uma forte explosão solar, revelou Mikhail Panasyuk, director do Instituto russo de Física Nuclear Skobeltsin.

“Este domingo foi emitido um alerta para que os astronautas passassem algum tempo no módulo de refúgio da Estação Espacial Internacional”, disse Panasyuk durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (11).

O cientista russo explicou que no momento em que a EEI estava exposta ao Sol, ocorreu um “evento de protões solares”, SPE, ou seja, uma emissão de partículas de energia muito elevada, capazes de perfurar o revestimento das naves espaciais.

O alerta foi declarado às 17h deste domingo, depois de ter sido detectado que a emissão ocorrida tinha sido bastante mais forte que a anterior explosão solar. A emissão criou um fundo de radiação negativo, que foi muito breve e não provocou danos graves em qualquer dos equipamentos da estação espacial, adiantou Panasyuk.

No entanto, Panasyuk adiantou que as autoridades aeronáuticas russas estão a ponderar cancelar a próxima missão tripulada da nave Soyuz à EEI, marcada para o dia 13 de setembro, caso a actividade solar se mantenha durante os próximos dois ou três dias, acrescentando que ser necessário acompanhar a dinâmica da perturbação solar.

A erupção solar ocorrida no passado dia 6 de setembro teve uma intensidade X9.3, e segundo os astrónomos que a observaram foi a mais forte dos últimos 12 anos. A mancha solar em que foi detectada a explosão permaneceu activa até ao dia 8, e emitiu mais quatro explosões, das quais uma forte e três de intensidade média.

Os cientistas realçam que estes fenómenos atmosféricos impressionantes podem provocar fortes tempestades geomagnéticas, capazes de interromper o funcionamento de satélites, mas que em princípio não afectam a saúde dos habitantes da Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

Britânico rompe garganta após conter um espirro

Um britânico, de 34 anos, sofreu uma rutura na garganta depois de ter contido um espirro. O indivíduo foi internado num hospital em Leicester, na Inglaterra. Após conter o espirro, o britânico sentiu o pescoço a …

Procuradores de 21 estados norte-americanos tentam impedir o fim da neutralidade da Internet

Procuradores do Ministério Público de 21 estados norte-americanos solicitaram uma ação judicial para tentar reverter o fim da neutralidade da Internet. Um grupo de procuradores de 21 estados norte-americanos interpuseram, esta terça-feira, um processo judicial para …

Riscos ambientais, tecnológicos e geopolíticos vão marcar 2018

Os riscos ambientais, tecnológicos e geopolíticos são os mais apontados no Global Risks Report 2018, divulgado esta quarta-feira, segundo o qual a "perspetiva de um forte crescimento económico apresenta aos líderes uma oportunidade para lidar …

GNR apreendeu 3 milhões em pedras preciosas ligadas aos diamantes de sangue

A GNR de Loulé apreendeu cerca de uma centena de esmeraldas e diamantes em bruto a um homem de 60 anos, de nacionalidade portuguesa, que os tinha escondidos em objectos de decoração, no seu apartamento …

Coreias vão desfilar juntas com bandeira da unificação nos Jogos Olímpicos

As duas Coreias decidiram esta quarta-feira desfilar juntas sob uma bandeira unificada na Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontece a 9 de fevereiro em PyeongChang, de acordo com um comunicado conjunto. A …

TDT ficou aquém das expetativas (e há possível conflito de interesses da MEO)

A Televisão Digital Terrestre (TDT) tem ficado aquém do que eram as expectativas iniciais, conclui um estudo promovido pela ANACOM, que sugere uma alteração no modelo de negócios e alerta para os conflitos de interesses …

Steve Bannon recusou responder às perguntas do Congresso sobre interferência russa

O antigo conselheiro do Presidente dos EUA recusou-se a responder às questões da Comissão da Câmara dos Representantes sobre a alegada ingerência russa na campanha presidencial de 2016. Steve Bannon foi questionado durante sete horas pela …

Roger Torrent eleito presidente do Parlamento da Catalunha

Os três grupos independentistas votaram em Roger Torrent, da Esquerda Republicana da Catalunha, à frente do candidato do Cidadãos, o partido mais votado nas eleições. O parlamento catalão elegeu esta quarta-feira Roger Torrent como presidente, com …

Portugal colocou 1.750 milhões de euros de dívida às taxas mais baixas de sempre

Portugal colocou hoje 1.750 milhões de euros, montante máximo anunciado, em Bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses às taxas de juro mais baixas de sempre, novamente mais negativas do que as dos …

Governo revê regras para o uso de "força letal" na guarda de material militar

O governo está a rever as regras aplicadas aos militares responsáveis pela guarda de material de guerra, ponderando o uso de "força letal", por considerar que as limitações atuais "podem ser excessivas". O Ministério da Defesa …