Explosão solar obrigou astronautas da Estação Espacial Internacional a refugiar-se

NASA

O Sol visto pela Expedição STS-129 da Estação Espacial Internacional

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional foram este domingo obrigados a abrigar-se de uma forte explosão solar, revelou Mikhail Panasyuk, director do Instituto russo de Física Nuclear Skobeltsin.

“Este domingo foi emitido um alerta para que os astronautas passassem algum tempo no módulo de refúgio da Estação Espacial Internacional”, disse Panasyuk durante uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (11).

O cientista russo explicou que no momento em que a EEI estava exposta ao Sol, ocorreu um “evento de protões solares”, SPE, ou seja, uma emissão de partículas de energia muito elevada, capazes de perfurar o revestimento das naves espaciais.

O alerta foi declarado às 17h deste domingo, depois de ter sido detectado que a emissão ocorrida tinha sido bastante mais forte que a anterior explosão solar. A emissão criou um fundo de radiação negativo, que foi muito breve e não provocou danos graves em qualquer dos equipamentos da estação espacial, adiantou Panasyuk.

No entanto, Panasyuk adiantou que as autoridades aeronáuticas russas estão a ponderar cancelar a próxima missão tripulada da nave Soyuz à EEI, marcada para o dia 13 de setembro, caso a actividade solar se mantenha durante os próximos dois ou três dias, acrescentando que ser necessário acompanhar a dinâmica da perturbação solar.

A erupção solar ocorrida no passado dia 6 de setembro teve uma intensidade X9.3, e segundo os astrónomos que a observaram foi a mais forte dos últimos 12 anos. A mancha solar em que foi detectada a explosão permaneceu activa até ao dia 8, e emitiu mais quatro explosões, das quais uma forte e três de intensidade média.

Os cientistas realçam que estes fenómenos atmosféricos impressionantes podem provocar fortes tempestades geomagnéticas, capazes de interromper o funcionamento de satélites, mas que em princípio não afectam a saúde dos habitantes da Terra.

RESPONDER

Astrónomos encontraram uma surpresa no misterioso lado nocturno de Vénus

Com o seu calor abrasador e a atmosfera corrosiva, o inferno tóxico de Vénus não é o lugar mais convidativo do Sistema Solar. Mas, se tiver a oportunidade de visitá-lo, certifique-se de retornará antes do …

Clérigo saudita banido por sugerir que as mulheres só têm um quarto do cérebro

Um clérigo saudita afirmou que as mulheres não merecem conduzir porque só têm uma quarta parte de um cérebro. Como resultado dos seus "comentários ultrajantes", o xeik Saad Al-Hijri foi banido do desempenho dos seus …

Coreia do Norte diz que se tornou inevitável bombardear os EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong Ho, declarou este sábado na Assembleia-Geral da ONU que é inevitável que a Coreia do Norte atinja o território americano com os seus mísseis, depois de Donald Trump …

Frida Sofia fez o México reviver o drama do "menino fantasma" soterrado em 1985

As autoridades mexicanas descartaram, esta quinta-feira, a existência de uma menina chamada Frida Sofia, que estaria soterrada nos escombros da escola Enrique Rébsamen, que desabou na Cidade do México. Na passada quarta-feira, a imprensa mexicana divulgou …

Adeus, Mr. Charles Bradley

Foi através das redes sociais de Charles Bradley que o mundo ficou a saber da morte do músico norte-americano, aos 68 anos. O dono da marcante voz do soul morreu, vítima de cancro no estômago. Há …

Relatório sobre Tancos é tão secreto que ninguém sabe quem o fez

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou esta noite desconhecer o relatório noticiado pelo Expresso sobre o furto de armas em Tancos, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado. “Não sei a que …

Benfica vs P. Ferreira | Artilharia com excesso de pontaria

O Benfica regressou às vitórias, após três jogos sem vencer. A vítima foi o Paços de Ferreira, que perdeu por 2-0 no Estádio da Luz, perante uma “águia” a querer responder à “crise” com muito …

Moreirense vs Sporting | Machadada na série leonina

O Sporting perdeu os primeiros pontos no campeonato ao empatar, por 1-1, na deslocação ao terreno do Moreirense. Sem Acuña, a equipa “leonina” revelou grandes dificuldades durante toda a partida, acabando por marcar apenas num autogolo, …

México registou 4287 réplicas do sismo de dia 7

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México registou 4.287 réplicas do terramoto de dia 07, que abanou o centro e sul do país, informou hoje a diretora do centro, Xyoli Pérez Campos. Em conferência de imprensa, …

Autocarro eléctrico fez 1772km com uma só carga

Para que a transição para os veículos eléctricos seja total é necessário demonstrar a sua viabilidade como alternativa para todo o tipo de veículos, e a Proterra acaba de demonstrar que a autonomia não é …