/

O Sol está a “queimar” o campo magnético da Terra

8

O vento solar causado pela série de erupções solares que aconteceram nos últimos dias alcançou o nosso planeta, “queimando” o campo magnético da Terra.

As pessoas que vivem perto dos pólos poderão ter observado na noite deste sábado, sob a forma de auroras, os efeitos do impacto da radiação proveniente do espaço. Trata-se de enormes quantidades de vento solar, que viajam milhões de quilómetros num fluxo poderoso em direcção da Terra.

“A matéria solar alcançou uma velocidade 1,5 vezes superior ao que se esperava, e o impacto na Terra é mais potente do que calculávamos”, revela o Laboratório de Astronomia do Sol do Instituto Físico Lebedev da Academia de Ciências da Rússia.

“A direcção desta última erupção é desfavorável para o nosso planeta: o seu campo é oposto ao terrestre e irá ‘queimar’ o campo magnético da Terra”, acrescenta a nota do Laboratório russo.

A série de erupções no Sol começou a 4 de setembro. Primeiro, aconteceram erupções da classe M, de 4 a 5 pontos de potência. Há vários tipos de erupções solares, e as classes M e X são a mais significativas, porque podem causar tempestades magnéticas na Terra.

A 6 de setembro ocorreu uma erupção da classe X, de 2,2 pontos, e ainda no mesmo dia foi registada uma outra erupção solar, extremamente forte, de intensidade 9,3. Esta última foi a maior erupção solar dos últimos 12 anos.

Os cientistas realçam que estes fenómenos atmosféricos impressionantes podem provocar fortes tempestades geomagnéticas, capazes de interromper o funcionamento de satélites, mas que em princípio não afectam a saúde dos habitantes da Terra.

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. “Trata-se de milhões de enormes quantidades de vento solar, que viajam centenas de quilómetros num fluxo poderoso em direcção da Terra…” ou será “Trata-se de enormes quantidades de vento solar, que viajam centenas de milhões de quilómetros num fluxo poderoso em direcção da Terra”? Se precisarem de um revisor de textos avisem 🙂 . Cumprimentos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.