O Sol está a “queimar” o campo magnético da Terra

O vento solar causado pela série de erupções solares que aconteceram nos últimos dias alcançou o nosso planeta, “queimando” o campo magnético da Terra.

As pessoas que vivem perto dos pólos poderão ter observado na noite deste sábado, sob a forma de auroras, os efeitos do impacto da radiação proveniente do espaço. Trata-se de enormes quantidades de vento solar, que viajam milhões de quilómetros num fluxo poderoso em direcção da Terra.

“A matéria solar alcançou uma velocidade 1,5 vezes superior ao que se esperava, e o impacto na Terra é mais potente do que calculávamos”, revela o Laboratório de Astronomia do Sol do Instituto Físico Lebedev da Academia de Ciências da Rússia.

“A direcção desta última erupção é desfavorável para o nosso planeta: o seu campo é oposto ao terrestre e irá ‘queimar’ o campo magnético da Terra”, acrescenta a nota do Laboratório russo.

A série de erupções no Sol começou a 4 de setembro. Primeiro, aconteceram erupções da classe M, de 4 a 5 pontos de potência. Há vários tipos de erupções solares, e as classes M e X são a mais significativas, porque podem causar tempestades magnéticas na Terra.

A 6 de setembro ocorreu uma erupção da classe X, de 2,2 pontos, e ainda no mesmo dia foi registada uma outra erupção solar, extremamente forte, de intensidade 9,3. Esta última foi a maior erupção solar dos últimos 12 anos.

Os cientistas realçam que estes fenómenos atmosféricos impressionantes podem provocar fortes tempestades geomagnéticas, capazes de interromper o funcionamento de satélites, mas que em princípio não afectam a saúde dos habitantes da Terra.

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “Trata-se de milhões de enormes quantidades de vento solar, que viajam centenas de quilómetros num fluxo poderoso em direcção da Terra…” ou será “Trata-se de enormes quantidades de vento solar, que viajam centenas de milhões de quilómetros num fluxo poderoso em direcção da Terra”? Se precisarem de um revisor de textos avisem 🙂 . Cumprimentos.

RESPONDER

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …