Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas.

Uma explosão num tanque de gás causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Sibéria. As instalações sofreram vários danos materiais e um dos trabalhadores foi hospitalizado com queimaduras de terceiro grau. Este laboratório é um dos dois únicos sítios no mundo que contêm o vírus vivo da varíola. Além disso, são mantidos em ambiente protegido o vírus do ébola e a bactéria do antraz.

Segundo a agência russa TASS, o acidente aconteceu durante trabalhos de reparação nas instalações. No entanto, os responsáveis do centro de investigação já garantiram que nenhum do material biológico escapou das instalações, já que não estava armazenado na zona da explosão.

Após o incidente, foram chamados ao local 13 camiões e 38 bombeiros para ajudar no combate às chamas, evitando que se tivessem alastrado. O centro de investigação, conhecido como Vector, cobre dezenas de hectares e emprega milhares de pessoas.

Apesar da reputação que o Vector mantém na área, há algumas questões que levantam algumas dúvidas em relação ao que lá é feito. Principalmente porque há suspeitas que a varíola foi movida para o centro de investigação para que pudessem ser feitas experiências para armas químicas.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A OMS bem quer que americanos e russos destruam estes vírus, principalmente, o da varíola. Se esta doença volta a aparecer será um desastre global. De resto, só poderá servir para o fabrico de armas bacteriológicas. Não tem mais nenhuma utilidade. Se é que se pode considerar útil uma porcaria destas.

RESPONDER

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …