/

Explosão em Espanha faz acionar alerta de emergência química

Uma forte explosão originou um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica de Tarragona, esta terça-feira. Há pelo menos quatro feridos, um deles em estado grave.

Uma explosão seguida de um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica em Tarragona, na região da Catalunha, em Espanha, feriu esta terça-feira pelo menos seis pessoas. Segundo o El País, há pelo menos um morto. Além disso, há uma pessoa desaparecida, empregada na empresa Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE), de acordo com o Sistema de Emergência Médica  e o Departamento do Interior.

O Vanguardia avançou ainda que a vítima mortal deste acidente morreu quando um edifício colapsou na sequência das ondas de choque geradas pela explosão.

O alerta de emergência química já foi acionado. De acordo com os bombeiros, a explosão ocorreu às 18h45 locais (17h45 em Lisboa), por motivos que ainda estão a ser investigados, e foi percetível em toda a zona situada perto da petroquímica, referiu a agência noticiosa EFE.

https://twitter.com/lucasrohan/status/1217149329821118466

No Twitter, os serviços de emergência para a região da Catalunha identificaram a explosão como um “acidente químico” e aconselharam as pessoas que moram perto da área – Tarragona, Salou, VilaSeca, Reus, Constantí, La Canonja e El Morell – a permanecerem em casa como medida de precaução.

As vias de acesso ao local encontram-se encerradas e foi interrompida a circulação de comboios naquela área de Tarragona.

De acordo com o Diário de Notícias, os bombeiros estão a combater o fogo com 20 corporações, com a preocupação de verificar se não há pessoas que tenham ficado encurraladas na unidade industrial.

A empresa onde ocorreu a explosão chama-se Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE) e dedica-se à produção de derivados de petróleo.

Pedro Sánchez, reeleito Presidente do Governo de Espanha, mostrou o seu apoio à população e aos bombeiros através do Twitter. “Permanecemos muito atentos às informações que nos chegam sobre o incêndio na petroquímica em Tarragona, que já provocou vários feridos e inúmeros danos. Contactei o presidente da Generalitat para lhe oferecer todo o apoio que seja necessário”, escreveu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.