Explosão em Espanha faz acionar alerta de emergência química

Uma forte explosão originou um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica de Tarragona, esta terça-feira. Há pelo menos quatro feridos, um deles em estado grave.

Uma explosão seguida de um incêndio de grandes dimensões na zona industrial da petroquímica em Tarragona, na região da Catalunha, em Espanha, feriu esta terça-feira pelo menos seis pessoas. Segundo o El País, há pelo menos um morto. Além disso, há uma pessoa desaparecida, empregada na empresa Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE), de acordo com o Sistema de Emergência Médica  e o Departamento do Interior.

O Vanguardia avançou ainda que a vítima mortal deste acidente morreu quando um edifício colapsou na sequência das ondas de choque geradas pela explosão.

O alerta de emergência química já foi acionado. De acordo com os bombeiros, a explosão ocorreu às 18h45 locais (17h45 em Lisboa), por motivos que ainda estão a ser investigados, e foi percetível em toda a zona situada perto da petroquímica, referiu a agência noticiosa EFE.

https://twitter.com/lucasrohan/status/1217149329821118466

No Twitter, os serviços de emergência para a região da Catalunha identificaram a explosão como um “acidente químico” e aconselharam as pessoas que moram perto da área – Tarragona, Salou, VilaSeca, Reus, Constantí, La Canonja e El Morell – a permanecerem em casa como medida de precaução.

As vias de acesso ao local encontram-se encerradas e foi interrompida a circulação de comboios naquela área de Tarragona.

De acordo com o Diário de Notícias, os bombeiros estão a combater o fogo com 20 corporações, com a preocupação de verificar se não há pessoas que tenham ficado encurraladas na unidade industrial.

A empresa onde ocorreu a explosão chama-se Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE) e dedica-se à produção de derivados de petróleo.

Pedro Sánchez, reeleito Presidente do Governo de Espanha, mostrou o seu apoio à população e aos bombeiros através do Twitter. “Permanecemos muito atentos às informações que nos chegam sobre o incêndio na petroquímica em Tarragona, que já provocou vários feridos e inúmeros danos. Contactei o presidente da Generalitat para lhe oferecer todo o apoio que seja necessário”, escreveu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estrutura do Montepio é "insustentável a prazo". Reestruturação avança em Outubro

O Banco Montepio vai avançar com uma reestruturação em Outubro. Para já, ainda não se sabe quantos funcionários deverão deixar a instituição, mas é certo que a actual estrutura é "insustentável a prazo". Nas reuniões do …

Enquanto estava em coma, bens de Navalny foram congelados pela justiça russa

Oficiais de justiça russos congelaram as contas e uma parte do apartamento do opositor ao governo Alexei Navalny quando este permanecia em coma após um presumível envenenamento no final de agosto, indicou esta quinta-feira a …

Mais cinco mortes e 899 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta sexta-feira, mais cinco mortes e 899 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

Governo de Bolsonaro bate recorde de aprovação durante a pandemia

A aprovação do Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, subiu para 40%, a maior percentagem desde o início do seu mandato, iniciado em janeiro de 2019, segundo uma sondagem do Instituto Ibope divulgada na quinta-feira. A …

Número de casos baixa nos EUA. Na Bélgica, deixa de ser obrigatório usar máscara na rua

A pandemia tem assolado toda a população mundial, mas há países que têm sofrido mais com o aumento de número de infetados e com mortes. Apesar de serem um dos países mais afetados, os EUA …

Seis enfermeiros infetados e cirurgias canceladas no hospital de Beja

O hospital de Beja detetou esta quinta-feira seis enfermeiros do bloco operatório infetados com Covid-19 e cancelou algumas cirurgias programadas por questões de segurança, disse à agência Lusa a presidente da Unidade Local de Saúde …

Reformas na função pública subiram para 43% (e um quinto são professores)

Mais de 6.500 trabalhadores das administrações públicas aposentaram-se na primeira metade deste ano, o que representa um crescimento de 43% face ao mesmo período de 2019. A maioria das saídas deriva de áreas como a …

“Arma de diagnóstico”. Teste que distingue covid-19 de outras infeções respiratórias chega a Portugal

A Unilabs vai disponibilizar um teste que permite “diferenciar o novo coronavírus de outros tipos de infeções respiratórias sazonais”, auxiliando os clínicos a realizarem diagnósticos mais precisos. “A ideia era tentarmos ter uma ferramenta de diagnóstico …

Jovem de 23 anos morre baleada em ação da PSP. Polícias vão alegar legítima defesa

Uma jovem de 23 anos morreu, na madrugada de quinta-feira, na sequência de ferimentos causados por uma arma de fogo, após uma intervenção policial em São João da Madeira. A mulher, de 23 anos, morreu na …

PS recua nas petições e propõe 7.500 assinaturas para ultrapassar veto de Marcelo

O PS vai avançar com uma proposta de alteração que coloca nos 7.500 o número de assinaturas necessário para que uma petição seja discutida na Assembleia da República.  O objetivo do PS é contornar o veto …