Autarcas do Algarve e do Baixo Alentejo, associações empresariais e ambientalistas exigem ao Governo que acabe de imediato com o furo de prospecção de petróleo, no mar de Aljezur. Caso não o faça, é uma “declaração de guerra” à região, afirmam.
Cerca de 30 entidades, entre autarquias algarvias e alentejanas, associações empresariais e movimentos ambientalistas, assinaram uma moção contra a pesquisa e a exploração de petróleo do consórcio ENI/Galp, que foi prolongada pelo Governo há cerca de um mês e meio.
Esta posição vai ser enviada aos ministros do Ambiente e da Economia, a par da solicitação de uma reunião de emergência com o primeiro-ministro.
“Se o Governo não ceder será uma guerra ao Algarve”, considera a presidente de Lagos, Maria Joaquina Matos, citada pelo Expresso.
“Avançar com a pesquisa e exploração de petróleo é uma decisão que vai contra o tempo em que vivemos e que é de aposta nas energias limpas e renováveis“, acrescenta a autarca.
Também o presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho, diz ao jornal que tem “a convicção de que o Governo vai recuar”. O autarca critica ainda o “jogo da batata quente” entre a Secretaria de Estado da Energia e o Ministério do Ambiente neste processo.
Na moção mencionada acima, os autarcas realçam o parecer unânime dado pelos municípios contra o furo, exigindo que o Governo “respeite a decisão das autarquias”, ao contrário do que fez relativamente à “opinião dos mais de 40.000 cidadãos que se pronunciaram” contra na consulta pública efectuada.
….De Guerra? só alguém da idade média é que pode afirmar tal coisa.
É natural, dado este país ainda viver na época do feudalismo, ou será que tem dúvidas disso ?
Esta o caldo entornado, se for descoberto petroleo, vao ser criados novos postos de trabalho, o que nao interessa aos parasitas do alentejo e algarve que vivem de subsidios!!!!!!!
Oh porra, Maria la vamos de tere de trabalhari!
Deves viver noutro planeta, já pensaste que os parasitas do Algarve são esses ditos tugalhóides, com cabeça de subsídio ou mama…??? O povo do Algarve é trabalhador e honesto, falta ao respeito aos teus conterrâneos… se faz favor—. Certamente que indivíduos como tu são indesejáveis por estes lados…
Deves estar atoa só podes.. desde quando que alentejano e algarvio é preguiçoso? É no algarve que sai uma grande percentagem de dinheiro todos os anos para gastarem centro e norte de portugal. Esquecendo que nos algarvios existimos e que é do nosso suor sim, do nosso que voces tem regalias.
Por isso seja menos ignorante sff.
Sou imigrante; porque imigrei . Falta de opção . Os nossos governantes , continuam querendo o atraso do nosso país . Isso é vergonhoso . Toda a nação, exploram os seus recursos. A espanha não explora o seu petróleo . Me fala .Tem menos turistas que portugal. Vamos deixar de atraso .Vamos tirar a gravata , e mãos á obra , criem riqueza , esse não não não fica muito mal
Autarcas do Algarve e do Baixo Alentejo, associações empresariais e ambientalistas exigem ao Governo que acabe de imediato com o furo de prospecção de petróleo.
estes gajos falam mas decerteza que vão reclamar e chegam de carro a diesel ou gasolina!
e no caso que no norte do pais da extracão do níquel para as baterias , é poluente, mas se assim não for, esses que deem o exemplo, abatam os carros e que andem de bicicleta!
apenas se devem tomar medidas para poluir o minimo possivel na extracão
atrazador mentais!