Exército sob suspeita de beneficiar empresas em concurso de 20 milhões de euros

José Sena Goulão / Lusa

O concurso para modernizar e equipar os militares do Exército com sensores, monóculos térmicos e de localização de alvos, lanternas e miras laser está sob suspeita, com um dos concorrentes a ameaçar processar o Exército.

Este concurso vale 20 milhões de euros e insere-se num projeto mais vasto conhecido como Soldado do Futuro, que tem um custo total de 171 milhões de euros.

Segundo o Correio da Manhã, o concurso foi lançado em julho de 2018 pelo anterior ministro da Defesa, Azeredo Lopes, mas das 12 empresas concorrentes apenas uma, a NTG, apresentou as declarações bancárias exigidas. Por causa disso, num primeiro momento, o concurso foi revogado, mas a NTG reclamou e a revogação foi anulada.

Nesta nova fase do concurso, das 12 empresas que se candidataram, o Exército afastou seis e decidiu manter, para além da NTG, outras cinco empresas que continuam sem preencher todos os requisitos exigidos. Se esta decisão,vier a ser definitiva estas cinco empresas poderão estar a ser beneficiadas com um prazo suplementar para cumprir todas as exigências do concurso.

Por causa disto, a NTG, representada pelo escritório de advogados de Aguiar Branco, ministro da Defesa de Pedro Passos Coelho, entregou uma nova reclamação na qual alega que “a continuidade destas cinco empresas estará a violar os princípios da concorrência e da igualdade de tratamento dos concorrentes“.

Em concursos anteriores, a prática seguida pelo Exército consistiu em afastar as empresas que não apresentaram a declaração bancária exigida – coisa que não se está a verificar neste concurso.

Agora, a NGT admite apresentar uma queixa-crime contra o Exército. O mesmo jornal contactou o Estado-Maior do Exército por causa destas suspeitas, cuja resposta foi que o concurso está a seguir “a sua normal tramitação”.

Em agosto do ano passado, num outro concurso de fornecimento de material, o Exército excluiu uma das empresas concorrentes que não apresentou a declaração bancária exigida. O relatório final da qualificação de candidatos a que o CM teve acesso, diz que “a empresa Studia I não cumpre os requisitos do concurso em virtude de não ter apresentado a declaração bancária, devendo, desta forma, a candidatura ser excluída“.

Este é um dos argumentos que levam uma fonte ligada à NTG a admitir “que se está perante um caso de dois pesos e duas medidas”: num concurso uma empresa é excluída por não ter apresentado a respetiva declaração bancária; noutro a ausência das declarações bancárias não é motivo para excluir as empresas. Isto leva a empresa a “considerar inaceitável a atuação do Exército em relação a este concurso”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …

Mulheres são quase metade dos “100 mais influentes” da Time

Há 48 mulheres na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo publicada esta quarta-feira pela revista norte-americana Time. A lista, publicada anualmente desde 2004, junta personalidades das mais diferentes áreas distribuídas por cinco categorias: “Pioneiros”, …