Exército sob suspeita de beneficiar empresas em concurso de 20 milhões de euros

José Sena Goulão / Lusa

O concurso para modernizar e equipar os militares do Exército com sensores, monóculos térmicos e de localização de alvos, lanternas e miras laser está sob suspeita, com um dos concorrentes a ameaçar processar o Exército.

Este concurso vale 20 milhões de euros e insere-se num projeto mais vasto conhecido como Soldado do Futuro, que tem um custo total de 171 milhões de euros.

Segundo o Correio da Manhã, o concurso foi lançado em julho de 2018 pelo anterior ministro da Defesa, Azeredo Lopes, mas das 12 empresas concorrentes apenas uma, a NTG, apresentou as declarações bancárias exigidas. Por causa disso, num primeiro momento, o concurso foi revogado, mas a NTG reclamou e a revogação foi anulada.

Nesta nova fase do concurso, das 12 empresas que se candidataram, o Exército afastou seis e decidiu manter, para além da NTG, outras cinco empresas que continuam sem preencher todos os requisitos exigidos. Se esta decisão,vier a ser definitiva estas cinco empresas poderão estar a ser beneficiadas com um prazo suplementar para cumprir todas as exigências do concurso.

Por causa disto, a NTG, representada pelo escritório de advogados de Aguiar Branco, ministro da Defesa de Pedro Passos Coelho, entregou uma nova reclamação na qual alega que “a continuidade destas cinco empresas estará a violar os princípios da concorrência e da igualdade de tratamento dos concorrentes“.

Em concursos anteriores, a prática seguida pelo Exército consistiu em afastar as empresas que não apresentaram a declaração bancária exigida – coisa que não se está a verificar neste concurso.

Agora, a NGT admite apresentar uma queixa-crime contra o Exército. O mesmo jornal contactou o Estado-Maior do Exército por causa destas suspeitas, cuja resposta foi que o concurso está a seguir “a sua normal tramitação”.

Em agosto do ano passado, num outro concurso de fornecimento de material, o Exército excluiu uma das empresas concorrentes que não apresentou a declaração bancária exigida. O relatório final da qualificação de candidatos a que o CM teve acesso, diz que “a empresa Studia I não cumpre os requisitos do concurso em virtude de não ter apresentado a declaração bancária, devendo, desta forma, a candidatura ser excluída“.

Este é um dos argumentos que levam uma fonte ligada à NTG a admitir “que se está perante um caso de dois pesos e duas medidas”: num concurso uma empresa é excluída por não ter apresentado a respetiva declaração bancária; noutro a ausência das declarações bancárias não é motivo para excluir as empresas. Isto leva a empresa a “considerar inaceitável a atuação do Exército em relação a este concurso”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …

Trump precisa de oito milhões de dólares para o muro e a Casa Branca explica onde os vai buscar

A Casa Branca identificou esta sexta-feira os fundos federais que serão utilizados pela administração de Donald Trump para conseguir financiar a construção do muro na fronteira com o México. O Presidente norte-americano declarou esta sexta-feira estado …

Desativação de bomba da II Guerra Mundial paralisa e evacua Paris

Mais de mil moradores e trabalhadores evacuados, comboios urbanos, nacionais e internacionais cancelados, estradas fechadas, rotas de autocarro desviadas e pelo menos uma estação de metro encerrada em Paris. Também o bairro de porte de La …

Pouco se sabe sobre a morte de Khashoggi. Mas há um homem que diz ter muito para contar

Neste momento, as informações aparecem a conta-gotas. Foi a estratégia usada pelas autoridades turcas, desde o primeiro momento, para gerir a forma como revelaram informações sobre o assassinato de Jamal Khashoggi. Khashoggi morreu dentro do consulado …

Enfermeiros marcam greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa. O anúncio foi …

Octogenário espanhol usava bancos portugueses para lavar dinheiro

Duas agências bancárias situadas no Porto e em Valença do Minho foram usadas por um narcotraficante espanhol para lavar o dinheiro que ganhava com a venda de estupefacientes e ainda no contrabando de tabaco. Uma investigação …