Israel ataca capital do Líbano pela primeira vez desde o cessar-fogo

Wael Hamzeh / EPA

Ataque teve aviso de evacuação prévio e afetou zonas com escolas. Israel acusa Beirute de ter lançado dois projéteis primeiro.

As Forças de Defesa de Israel (IDF) asseguraram esta sexta feira que “atingiram uma infraestrutura terrorista usada para armazenar UAVs pela Unidade Aérea (127) do Hezbollah na área de Dahieh, uma fortaleza terrorista chave do Hezbollah em Beirute, cita a CNN.

Trata-se do primeiro ataque do exército israelita ao Líbano desde o acordo de cessar-fogo entre os dois países, assinado em novembro de 2024. O governo israelita garante que o Líbano lançou esta sexta feira dois projéteis contra Israel. O Hezbollah negou.

“Há um cessar-fogo em vigor e espera-se que ambas as partes respeitem o acordo”, disse o presidente do Líbano, Joseph Aoun.

Mas o ministro da Defesa israelita deixou um aviso: “Se não houver paz em Kiryat Shmona (no norte de Israel) e nas comunidades da Galileia, também não haverá paz em Beirute”, afirmou, de acordo com um comunicado do Ministério da Defesa.

Israel argumenta ainda que o Hezbollah “incorpora sistematicamente a sua infraestrutura terrorista no meio da população civil libanesa, um exemplo claro da exploração cínica que o Hezbollah faz dos civis libaneses escudos humanos“.

Antes dos ataques, que tiveram lugar na tarde de sexta feira, as IDF emitiram um aviso à população libanesa: “A todas as pessoas que se encontram no edifício assinalado a vermelho no mapa, bem como nos edifícios circundantes: estão muito perto de instalações afiliadas ao Hezbollah”.

“Para a vossa segurança e a segurança das vossas famílias, devem evacuar imediatamente estes edifícios e afastar-se pelo menos 300 metros, como indicado no mapa”, alertava o aviso das IDF. A zona assinalada, que alberga várias escolas da capital, interrompeu as aulas.

É a quebra oficial do instável cessar-fogo entre os dois países. Ao longo dos últimos meses têm já existido ataques e muitas tensões, em especial no Sul do Líbano, com confrontos entre o Hezbollah e o o exército israelita. É a primeira vez desde novembro, porém, em que existiu um ataque à capital.

“Aqueles que ainda não interiorizaram a nova situação no Líbano receberam hoje mais um exemplo da nossa determinação”, comunicou entretanto o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.

“Não permitiremos disparos contra as nossas comunidades, nem mesmo um chuvisco… Atacaremos em todo o Líbano contra qualquer ameaça ao Estado de Israel e garantiremos que todos os nossos residentes no norte regressem às suas casas em segurança”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.