O Exército dos EUA já se está a preparar para as guerras da próxima década

Para se preparar para as guerras do futuro, o Exército está a conduzir o Projeto Convergência, um exercício multiplataforma projetado para integrar as armas e capacidades com as quais planeia lutar na década de 2030 e nos cinco domínios da guerra: ar, terrestre, marítimo, espacial e digital.

Inteligência artificial, autonomia e robótica, tanto no ar como no solo, são as três tecnologias-chave que, combinadas de novas formas, podem fornecer uma grande vantagem num conflito militar, disse o general Mike Murray, Comandante do Comando Futuro do Exército dos Estados Unidos, em entrevista ao Defense News.

Segundo os militares, para que estes três componentes funcionem num ambiente digital, deve haver “uma rede subjacente sólida e resistente”, uma arquitetura de dados, além dos dados e do talento “para reunir tudo isto”.

É para isso que serve o Projeto Convergência, uma “campanha de aprendizagem” do Exército dos Estados Unidos de uma semana onde se reúnem as armas e as capacidades com as quais se pretende lutar na década de 2030.

O esforço visa trazer o máximo possível de capacidades nas seis prioridades de modernização do Exército e colocá-las em manobras que o novo conceito de combate de Operações Multidomínio (MDO) da Força apresenta.

Em particular, o Exército destaca três fases principais das operações: penetrar e neutralizar sistemas inimigos de longo alcance de distâncias operacionais e estratégicas; desintegrar os sistemas inimigos de anti-acesso e negação de área (A2AD), eliminando os sistemas inimigos de longo e curto alcance; e aproveitar a liberdade de manobra para derrotar as forças e alvos inimigos.

“A convergência é um dos princípios”, disse Murray. “A capacidade de convergir efeitos em todos os cinco domínios de combate (ar, terra, mar, cibernética e espaço). O principal aqui é ser capaz de agir mais rápido do que qualquer oponente no futuro”.

Apesar da pandemia, o evento começou em meados de agosto e terminará em 18 de setembro. Murray relatou que houve apenas um caso isolado de covid-19 em Yuma – e essa pessoa foi rapidamente isolada sem que a doença se propagasse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …