/

Exército dos EUA levanta restrições e já aceita transexuais

1

O Pentágono anunciou esta quinta-feira que os transexuais vão deixar de ser impedidos de servir o Exército dos Estados Unidos.

“A partir de agora, membros do serviço transexuais poderão servir abertamente o Exército e não poderão ser descartados ou separados dos militares apenas por serem transexuais”, afirmou o secretário da Defesa, Ashton Carter.

A medida, anunciada esta quinta-feira, prevê que as forças armadas norte-americanas vão pôr termo à discriminação relativamente aos transexuais e à identidade de género.

A mudança destas regras estavam a ser preparada há cerca de um ano. O Pentágono estava a discutir como lidar com questões como a habitação, uniformes e cuidados médicos para os recrutas em processo de transição para outro sexo.

A decisão vai envolver a mudança de inúmeros procedimentos e regras, especialmente em relação à prestação de cuidados médicos, disse Carter.

O Pentágono vai comparticipar despesas associadas à transsexualidade, incluindo cirurgias de mudança de sexo. Segundo o secretário, o aumento dos custos médicos não será significativo.

“É uma questão de princípio. Americanos que querem servir o país e que atendem aos nossos padrões devem ter a oportunidade de o fazer”, concluiu.

A nova política militar vai ser faseada durante o período de um ano e entra em vigor a partir desta setxa-feira.

ZAP / Sputnik News

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.