A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) disponibiliza, a partir desta quarta-feira, uma página nas redes sociais e um e-mail para que os cidadãos denunciem produtos excessiva ou injustificadamente embalados em plástico.
No Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta quarta-feira, a DECO passa a ter disponível um e-mail ([email protected]) para receber imagens e denúncias de uso desnecessário de plástico, com as imagens a serem depois encaminhadas para os respetivos produtores ou retalhistas.
A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor explica que vai pedir a esses produtores ou retalhistas que sejam apresentadas soluções de redução ou alternativas às embalagens de plástico.
“No Dia Mundial do Ambiente convidamos todos os consumidores a juntarem-se à DECO para exigir que as empresas eliminem ou apresentem alternativas para as embalagens com plástico a mais”, diz a organização no comunicado.
Além do endereço de e-mail, também vão estar disponíveis em todas as redes sociais páginas para receber as mensagens dos consumidores, com a DECO a incentivar a utilização do hashtag #plasticoamais e a partilha de fotografias de produtos desnecessariamente envolvidos em plástico.
“Sem prejuízo dos esforços dos decisores políticos e da estratégia europeia para a redução da poluição causada pelo plástico, consideramos que não há tempo a perder“, diz também a DECO no comunicado.
Fonte da associação disse à Lusa que também vão ser pedidas reuniões com as empresas responsáveis pela colocação dos produtos e defendeu que quanto mais fotografias forem enviadas mais “força” a DECO tem para protestar.
A DECO diz que já partilhou as preocupações e a ação com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética e com a Secretaria de Estado da Defesa do Consumidor, e acrescenta que um pequeno gesto de um consumidor pode contribuir para que uma empresa mude o comportamento.
// Lusa