Excesso de peso ligado a risco de dez tipos de cancro

O excesso de peso eleva o risco de desenvolver dez dos tipos de cancro mais comuns, de acordo com o mais abrangente estudo até agora realizado sobre a relação entre a obesidade e o cancro, publicado na Grã-Bretanha.

Num artigo publicado na revista Lancet, os cientistas da London School of Hygiene and Tropical Medicine afirmam que o país teria 12 mil casos de cancro a menos por ano se ninguém estivesse acima do peso.

Se os níveis de obesidade continuarem a aumentar, estimam os cientistas, 3,7 mil novos diagnósticos de cancro serão feitos anualmente.

A pesquisa analisou alterações na saúde de cinco milhões de pessoas que vivem na Grã-Bretanha durante sete anos.

Os autores descobriram uma relação direta entre o aumento de peso – de 13 a 16 quilos em adultos – e o crescimento do risco de desenvolver seis tipos de cancro.

O cancro de útero foi o que teve o maior aumento de risco. Aparecendo a seguir o cancro na vesícula, rins, colo do útero, tiróide e leucemia – que teve o menor aumento do risco.

“Houve uma grande variação no efeito do IMC (Índice de Massa Corporal) sobre diferentes tipos de cancro”, disse Krishnan Bhaskaran, que coordenou a pesquisa.

“Por exemplo, o risco de cancro de útero aumentou substancialmente com um IMC maior. Para outros tipos de cancro, vimos um aumento mais modesto no risco ou nenhum efeito. Essa variação indica que o IMC deve afetar o risco de cancro por meio de um número de diferentes processos, dependendo do tipo de cancro.”

Pessoas com altos índices de massa corporal (IMC, calculado com base no peso e na altura) também foram mais propensas a desenvolver cancro do fígado, cólon, ovários e cancro de mama pós-menopausa.

Mas os efeitos do aumento de peso para esses tipos de cancro ficaram menos claros e foram influenciados por fatores individuais, tais como a menopausa.

Embora a obesidade esteja associada ao desenvolvimento de tipos de cancro mais comuns – que representam 90% dos cancros diagnosticados no Reino Unido-, os cientistas dizem que alguns não mostraram nenhuma relação com o peso.

Além disso, alguns indícios sugerem que um IMC maior está associado a uma menor possibilidade de desenvolver cancro da próstata.

O especialista Tom Stansfield, da organização Cancer Research UK, disse que a pesquisa deixa “clara” uma relação entre excesso de peso e riscos de desenvolver cancro.

“Manter um peso saudável reduz o risco de cancro, e a melhor maneira de fazer isso é com uma dieta equilibrada e exercícios regulares.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro drone acrobático tripulado de sempre é testado a fazer piruetas

Um novo vídeo mostra que o "Big Drone", da Drone Champions AG, é capaz de fazer acrobacias alucinantes com um passageiro dentro. A tecnologia dos drones melhora de vento em popa com o passar dos anos …

Fenómeno extremo ameaça corais na Grande Barreira na Austrália. E já matou quase metade

A Grande Barreira de Coral da Austrália pode estar a enfrentar a terceira "descoloração" no espaço de cinco anos, fenómeno provocado por um aumento da temperatura das águas do mar. Como avançou o Expresso, este fenómeno …

Trump critica cerimónia dos Óscares, "Parasitas" e Brad Pitt

O Presidente norte-americano criticou a cerimónia dos Óscares, esta quinta-feira, nomeadamente a atribuição do prémio de Melhor Filme para o sul-coreano "Parasitas" e ainda o ator Brad Pitt. Na noite desta quinta-feira, num comício em Colorado …

Paris lança número de emergência para fazer frente à crise de percevejos

O Governo francês lançou uma campanha, esta quinta-feira, para fazer frente à crise de percevejos que se instalou em Paris. Segundo a agência France-Press, citada pelo The Guardian, casas e hotéis da capital francesa estão a …

"Radical chique" e "ressentido". Filho de Paulo Branco pode ter sido o pivot do escândalo sexual em França

Juan Branco, o filho do produtor de cinema Paulo Branco, é o homem do momento em França. O advogado de 30 anos saltou para as luzes dos média no âmbito da divulgação do vídeo sexual …

Alcochete. "Se Mustafá estivesse lá aquilo não tinha acontecido"

O arguido Emanuel Calças disse, esta sexta-feira, em tribunal que, se Mustafá estivesse com o grupo que invadiu a academia do Sporting, "aquilo não tinha acontecido". "Tenho a certeza de que se o Mustafá estivesse presente …

Coronavírus ameaça o têxtil português (mas também é uma "oportunidade")

O sector têxtil nacional está ameaçado e pode parar a produção já em Março. Tudo devido à falta de matéria-prima que vem da China e que se deve à epidemia do novo coronavírus. A "situação …

Governo diz que prejuízo da TAP "não foi um desvio qualquer" e que já devia ter tido lucro em 2018 e 2019

O ministro das Infraestruturas disse, esta sexta-feira, que o orçamento que a comissão executiva da TAP apresentou ao Conselho de Administração para 2018 e 2019 previa lucro e que o prejuízo de 105,6 milhões "não …

João Lourenço duplica valor de subsídio de antigos Presidentes de Angola

O Presidente angolano, João Lourenço, duplicou o valor do subsídio de fim de mandato pago a antigos chefes de Estado, mas cortou outras regalias, nomeadamente a nível da segurança e quadro de pessoal. O decreto-presidencial 32/20, …

FC Porto castigado com um jogo à porta fechada

O FC Porto foi punido com um jogo à porta fechada, esta sexta-feira, devido a "um ato de ofensa corporal a agente desportivo" na final da Taça de Portugal. A punição aplicada pelo Conselho de Disciplina …