Excedente da Segurança Social ascendeu aos 1.032 milhões em 2015

CFP

Teodora Cardoso, presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP)

O saldo orçamental da Segurança Social registou uma melhoria de 284 milhões de euros no ano passado, face a 2014, atingindo um excedente de 1.032 milhões de euros em 2015.

De acordo com um relatório do Conselho de Finanças Públicas (CFP) sobre a execução orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações (CGA), o valor alcançado em 2015 ficou a dever-se ao saldo de 830 milhões de euros do Sistema Previdencial, bem como ao contributo do Sistema de Proteção Social de Cidadania, que registou um saldo de 202 milhões de euros.

A Análise da Execução Orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações em 2015, documento divulgado esta quarta-feira pela instituição liderada pela economista Teodora Cardoso, refere que este resultado foi alcançado “sem considerar o impacto do Fundo Social Europeu (FSE)”.

Excluindo a transferência extraordinária do Orçamento do Estado para o Sistema Previdencial, a Segurança Social atingiu um excedente de 137 milhões de euros no ano passado, revela o relatório, acrescentando que “este saldo reflete uma melhoria de 627 milhões de euros atribuível ao Sistema Previdencial, mantendo-se, no entanto, um défice de 65 milhões de euros”.

A análise do CFP indica que “a evolução favorável foi mais acentuada no Sistema Previdencial – Repartição, onde o défice orçamental ajustado daquelas duas transferências passou de 1.022 milhões de euros para 447 milhões de euros”, que representa “uma melhoria significativa que decorre, essencialmente, da evolução favorável do mercado de trabalho“.

Em 2015, excluindo a transferência do FSE, a receita da Segurança Social cresceu 0,6%, “uma variação bastante inferior” à prevista no Orçamento da Segurança Social (2,7%).

Esta evolução reflete, de acordo com o CFP, o comportamento da receita de contribuições sociais e das transferências recebidas do Orçamento do Estado, “o que no confirma a estimativa demasiado otimista que constava do Orçamento da Segurança Social para 2015″.

No entanto, esta receita modesta foi compensada com “a forte recuperação da receita de contribuições e quotizações sobre salários que em 2015 voltou a atingir o nível anterior à crise“, destaca o CFP.

Do lado da despesa, ajustando também o efeito do FSE, em 2015 verificou-se um decréscimo de 0,7% face a 2014, ao contrário do previsto no orçamento que apontava para um aumento de 2,1%.

O relatório assinala que na despesa com prestações sociais estava prevista uma redução de 1,1%, tendo esta quebra atingido 2,7%, “para a qual a despesa com prestações de desemprego foi determinante”.

Já a despesa com pensões evoluiu de forma favorável, concluiu o CFP, com uma diminuição de 1,3%, tendo ficado aquém do previsto do Orçamento da Segurança Social de 2015.

A Caixa Geral de Aposentações passou de um défice de 137 milhões para um saldo positivo de 31 milhões, beneficiando do aumento das transferências do orçamento, o que compensou a redução dos subscritores e a diminuição das quotas e contribuições – uma consequência dos cortes salariais na Função Pública.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Queriam definir cidade à francesa, mas Marcelo não concordou e fez-se ouvir na Academia

A Academia Francesa apresentou, esta quinta-feira, ao Presidente português a nova definição da palavra cidade, mas Marcelo não esteve inteiramente de acordo, causando, segundo o próprio, um dos debates mais intensos dos mais de 350 …

Bolsonaro vai criar um partido "pobre, sem dinheiro, sem televisão". Quem for para lá, vai por amor

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira que os parlamentares que o acompanharem na mudança para o Aliança pelo Brasil, o seu novo partido, apenas o farão por amor, já que terá poucos recursos …

"Solução razoável". Marcelo promulga já aumento do salário mínimo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai promulgar já esta sexta-feira o diploma que estabelece um aumento do salário mínimo nacional para 635 euros em 2020, que considera "uma solução razoável, a pensar …

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …