Exame de sangue permite avaliar se tratamento contra o cancro está a ser eficaz

Um equipa de investigadores criou um exame de sangue que indica se o tratamento contra o cancro está a funcionar no paciente em questão. As respostas podem ser apresentadas no dia após o início do tratamento.

O método irá acelerar significativamente o processo de avaliação dos progressos dos doentes com cancro e permite que os médicos façam ajustes – caso seja necessário – no plano de tratamento, de modo a melhorar as possibilidades de recuperação dos doentes.

Shao Huilin e a sua equipa desenvolveram uma tecnologia que é precisa, menos invasiva e que aumenta significativamente a janela de avaliação, através do uso de biopsias líquidas.

A técnica, denominada de monitorização de vesículas extra-celulares da ocupação química e expressão de proteínas de pequenas moléculas – ExoSCOPE -, é a primeira desse tipo no mundo.

A plataforma ExoSCOPE usa uma abordagem complementar de biologia química e desenvolvimento de sensores para medir as delicadas mudanças de drogas em vesículas extra-celulares EVs.

“Os procedimentos convencionais não são só caros, mas também demorados. Para esses métodos, a eficácia do tratamento só pode ser determinada após semanas. Através do uso do ExoSCOPE, podemos medir diretamente os resultados da eficácia do medicamento no prazo de 24 horas desde o início do tratamento. Isso irá reduzir significativamente o tempo e o custo da monitorização do tratamento do cancro”, refere Shao.

O especialista frisa ainda que “o método requer apenas uma pequena amostra de sangue para a análise e cada teste demora menos de uma hora para ser concluído. Portanto, é menos invasivo e ainda mais informativo”.

Num ensaio clínico que envolveu 163 amostras de sangue de 106 pacientes, o ExoSCOPE mostrou resultados positivos em pacientes com cancro de pulmão, permitindo a avaliação eficaz dos resultados dos tratamentos. O método atingiu uma taxa de precisão de 95%.

A equipa, escreve o Futurity, demorou dois anos para desenvolver e validar a plataforma ExoSCOPE. O próximo desafio passa pela expansão da plataforma de modo a medir a eficácia de diferentes medicamentos e aplicar a tecnologia a um espectro de doenças mais alargado.

O estudo foi publicado na revista Nature Nanotechnology.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A confirmar-se será uma autêntica revolução no tratamento do cancro e poderá permitir, em paralelo, significativa redução do custo dos tratamentos.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …