Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

STR / EPA

Marcelo Navajas, ex-ministro da Saúde da Bolívia

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores.

O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a Espanha de ventiladores para doentes de Covid-19, ficará em prisão preventiva, foi decretado esta segunda-feira.

De acordo com a agência France Press, a decisão de prisão preventiva para Marcelo Navajas foi decidida esta segunda-feira em tribunal, em La Paz, depois de uma audiência de mais de 12 horas.

Navajas foi detido no dia passado dia 20, e demitido no mesmo dia, suspeito de corrupção num negócio da compra a Espanha de 179 ventiladores para doentes de covid-19. No âmbito da investigação, foi decidida prisão preventiva para outros três suspeitos e prisão domiciliária para outras duas pessoas.

A compra dos 179 ventiladores por cinco milhões de dólares, cerca de 4,5 milhões de euros, foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Bolívia comprou os equipamentos médicos a uma empresa espanhola por um preço unitário de 27.683 dólares (cerca de 25.323 euros), mas a sociedade propunha um preço que variava entre 9.500 e os 11.000 euros (entre 10.312 e 11. 941 dólares). Uma outra empresa espanhola terá servido de intermediária no negócio.

O escândalo foi conhecido dias antes, quando os médicos informaram que os aparelhos não se adaptam aos serviços de reanimação dos hospitais bolivianos. Informações sobre as suspeitas de sobrefaturação começaram de imediato a ser divulgados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É como por cá. No meio da crise alguns enchem-se. Já tinha acontecido nos incêndios com os famosos kits.
    Agora tivemos muitos ajustes diretos sabe Deus em que condições. E também temos um caso inédito de uma agência de viagens a vender máscaras a um município. Porreiro, pá!

RESPONDER

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …

FC Porto já só sonha com o título, mas Amorim não faz vida fácil aos "dragões"

O FC Porto só precisa de empatar com o Sporting CP para ser campeão. Rúben Amorim quer estragar a festa dos portistas, embora não lhe interessem quer acabe por vencer o campeonato. O SL Benfica manteve …