/

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

2

STR / EPA

Marcelo Navajas, ex-ministro da Saúde da Bolívia

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores.

O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a Espanha de ventiladores para doentes de Covid-19, ficará em prisão preventiva, foi decretado esta segunda-feira.

De acordo com a agência France Press, a decisão de prisão preventiva para Marcelo Navajas foi decidida esta segunda-feira em tribunal, em La Paz, depois de uma audiência de mais de 12 horas.

Navajas foi detido no dia passado dia 20, e demitido no mesmo dia, suspeito de corrupção num negócio da compra a Espanha de 179 ventiladores para doentes de covid-19. No âmbito da investigação, foi decidida prisão preventiva para outros três suspeitos e prisão domiciliária para outras duas pessoas.

A compra dos 179 ventiladores por cinco milhões de dólares, cerca de 4,5 milhões de euros, foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Bolívia comprou os equipamentos médicos a uma empresa espanhola por um preço unitário de 27.683 dólares (cerca de 25.323 euros), mas a sociedade propunha um preço que variava entre 9.500 e os 11.000 euros (entre 10.312 e 11. 941 dólares). Uma outra empresa espanhola terá servido de intermediária no negócio.

O escândalo foi conhecido dias antes, quando os médicos informaram que os aparelhos não se adaptam aos serviços de reanimação dos hospitais bolivianos. Informações sobre as suspeitas de sobrefaturação começaram de imediato a ser divulgados.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. É como por cá. No meio da crise alguns enchem-se. Já tinha acontecido nos incêndios com os famosos kits.
    Agora tivemos muitos ajustes diretos sabe Deus em que condições. E também temos um caso inédito de uma agência de viagens a vender máscaras a um município. Porreiro, pá!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.