Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

(dr) Omar Aqil

Pablo Picasso 3D por Omar Aqil

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa.

Em causa estava, de acordo com a AFP, a ocultação e uso ilícito de 271 obras do pintor espanhol, avaliadas entre 60 e 100 milhões de euros, que guardaram durante 40 anos na sua garagem.

“É o triunfo da verdade e o fim de uma mistificação”, reagiu Jean-Jacques Neuer, advogado do filho do pintor, Claude Ruiz-Picasso. O advogado afirmou que Pierre Le Guennec teve, no mundo da arte, um papel semelhante ao das “mulas no narcotráfico” – pessoas que fazem contrabando de droga escondida no corpo.

Essas 271 obras surgiram em 2010, quando Le Guennec pediu a Ruiz-Picasso que autenticasse um caderno com 91 desenhos de Picasso. Após ter sido detetado que algumas das obras não estavam assinadas pelo artista espanhol, uma prática incomum, os herdeiros acusaram o casal Le Guennec de ocultação e uso ilícito.

No lote de 271 obras de arte havia seis pinturas a óleo, nove colagens cubistas e 28 litografias pintadas por Picasso, todas datadas de entre 1900 e 1930 e que não foram inventariadas quando o pintor morreu. As obras foram avaliadas entre 60 e 100 milhões de euros por um advogado da família do artista.

O casal já tinha sido condenado duas vezes por ter mantido secretamente as obras. Em 2015 foram condenados em primeira instância e um ano depois, após um recurso, voltaram a ser condenados. Em dezembro de 2016, o Supremo Tribunal francês anulou a pena, alegando que o Tribunal de Aix-en-Provence não tinha demonstrado que as obras eram “provenientes de um assalto”.

A decisão motivou um terceiro julgamento em Lyon. O presidente do Tribunal de Recurso de Lyon confirmou esta terça-feira a sentença do Tribunal de Grasse, em 2015. O eletricista de 80 anos e a sua mulher, de 70, não estiveram presentes no julgamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Bourbaki foi o maior matemático de sempre (mas nunca existiu)

Considerado como um dos maiores matemáticos de sempre, Nicolas Bourbaki não passava de um pseudónimo adotado por um grupo de grandes matemáticos, que revolucionou a matemática como a conhecemos. Nicolas Bourbaki está entre os maiores matemáticos …

No aquário do Tennessee, é uma enguia que acende as luzes da árvore de Natal

A enguia Miguel Wattson é a responsável pelo espírito natalício que se vive no Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos. O Aquário do Tennessee, nos Estados Unidos, encontrou uma forma inusitada de celebrar esta época festiva: …

Há 34 anos, Diana dançou com Travolta. Agora, o seu vestido foi vendido por 261 mil euros

O vestido que a Princesa Diana usou para jantar na Casa Branca, em 1985, foi vendido por mais de 261 mil euros. O vestido azul que a Princesa Diana usou num jantar na Casa Branca, em …

Doentes crónicos com baixo nível de literacia em saúde recorrem mais às urgências

Os doentes crónicos e com um nível de literacia em saúde mais baixo utilizam mais vezes os serviços de urgência hospitalares e dos centros de saúde, bem como as consultas de medicina geral e familiar, …

Ártico viveu em 2019 o segundo ano mais quente em 119 anos

O Ártico viveu em 2019 o seu segundo ano mais quente desde 1900, de acordo com um relatório publicado na terça-feira, aumentando receios de degelo e aumento do nível da água. O Polo Norte está a …

Jardineiro encontra por acaso a obra mais procurada de Gustav Klimt. Estava no galeria onde foi roubada

Um funcionário da galeria de arte Ricci Oddi, na cidade italiana de Piacenza, encontrou por acaso a obra mais procurado do pintor austríaco Gustav Klimt. Estava na própria galeria, onde a obra terá sido roubada …

YouTube reforça políticas contra assédio online

O YouTube anunciou, esta quarta-feira, um conjunto de alterações às políticas que visam combater o assédio que existe na plataforma. O YouTube anunciou esta quarta-feira o reforço das suas políticas contra o assédio online, que preveem …

Deus bebé indiano vence caso em tribunal e reinvindica território sagrado

O Supremo Tribunal Indiano declarou Ram Lalla Virajman, um deus bebé, como o legítimo proprietário de Ayodhya, uma terra no norte da Índia considerada sagrada por muçulmanos e hindus. O tribunal decidiu que o Governo …

China usa comités partidários para manipular empresas estrangeiras

Em outubro, quando a Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA) tentou voltar atrás no apoio aos protestos em Hong Kong, foi criticada por se submeter ao regime autoritário da China. Mas são cada vez mais as …

Ângelo Rodrigues, Flamengo e Tinder. Os temas mais procurados pelos portugueses no Google

Ângelo Rodrigues, Flamengo, como saber onde votar, como funciona o Tinder e "Game of Thrones" estão entre os tópicos que os utilizadores portugueses do Google mais pesquisaram ao longo de 2019. Os dados são divulgados …