Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Justin Lane / EPA

Michael Cohen, ex-advogado do Presidente dos EUA, Donald Trump

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão, por ter comprado o silêncio, durante a campanha presidencial de 2016, de duas mulheres com quem Donald Trump manteve relações extramatrimoniais.

Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016.

No passado mês de agosto, o ex-advogado pessoal de Trump declarou-se culpado dos crimes de que estava acusado, que incluíam fraude bancária, fuga aos impostos e violação das leis federais de campanha.

Na época, Cohen assumiu a culpa em oito acusações, admitindo ter pagado a duas mulheres “a pedido do candidato” e “com a intenção de influenciar as eleições” de 2016.

Cohen é a primeira pessoa do círculo próximo do Presidente norte-americano a ser condenada na sequência da investigação à alegada interferência do russa nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, tal como nota o Público.

No tribunal de Manhattan, nos Estados Unidos, o antigo advogado afirmou que o Presidente o forçou a “seguir o caminho da escuridão e não da luz”. Nesta quarta-feira, Cohen disse ao juiz William Pauley que a sua fraqueza “foi a lealdade a Trump”.

“Várias vezes senti que era meu dever encobrir os seus golpes sujos”, declarou Cohen.

De acordo com a Russia Today, Cohen disse ainda ter “vivido numa prisão pessoal e mental” desde que aceitou trabalhar para Donald Trump. Além disso, o antigo advogado garantiu em tribunal que o Presidente lhe ordenou que pagasse às duas mulheres, sendo um dos pagamentos para a atriz pornográfica Stormy Daniels.

O Ministério Público tinha pedido uma pena de entre 51 e 63 meses pela “gravidade” das “flagrantes violações” de Cohen das leis eleitorais, bem como por ter “deliberadamente” emitido “declarações falsas” sobre as negociações de uma potencial Torre Trump em Moscovo, que acabou por não ser construída.

O advogado trabalhou durante mais de dez anos para o magnata nova-iorquino do imobiliário, chegando mesmo a dizer que “levaria um tiro” por ele.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …

Daniel Podence a caminho do Wolverhampton

Daniel Podence deverá ser anunciado em breve como novo reforço dos Wolves, equipa inglesa orientada por Nuno Espírito Santo e na qual já jogam outros sete portugueses. De acordo com o jornal O Jogo, Daniel Podence …