/

Primavera não tem de ser sinónimo de alergias. Há 4 rotinas essenciais para travar as crises

Para quem costuma ter crises alérgicas, deve ter em atenção até ao que leva para casa, por exemplo.

A Primavera começou nesta segunda-feira, dia 20 de Março.

Para muitas pessoas, pensar no início da Primavera, mais do que pensar em flores e temperaturas mais altas, é pensar em pólenes, em alergias.

As crises alérgicas têm uma justificação: a Primavera traz algumas substâncias que desencadeiam as alergias de exterior, as alergias sazonais.

Uma alergia é uma reacção de hipersensibilidade do sistema imunitário a algo que normalmente, para a maioria das pessoas, é inofensivo.

Uma alergia de exterior é uma reacção exagerada do sistema imunitário a substâncias – alérgenos – frequentemente encontrados no exterior: pólenes de flores ou árvores, relva, arbustos, fungos… Estas alergias são mais frequentes em Abril e em Maio.

Os sintomas mais comuns das alergias de exterior são: corrimento nasal, olhos lacrimejantes e com comichão, espirros, prurido (comichão) e congestão nasal.

A Bayer admite que é difícil evitar a exposição aos alérgenos sazonais – mas há rotinas que devem ser adoptadas por quem quer “fugir” a esses problemas de saúde.

A primeira sugestão é ter em atenção ao que leva para casa. Porque os sapatos, ou mesmo as roupas e os cabelos podem levar para casa os grãos de pólen. Ao chegar a casa, o melhor é tirar os sapatos, tomar um banho rápido e trocar de roupa. Assim, ficam mais longe as crises de rinite alérgica.

Segundo passo: evitar sair ao início da manhã e ao fim da tarde. São os dois momentos com maiores concentrações de pólenes de ambrósia no ar.

Boa circulação do ar é essencial. Manter as janelas fechadas nos períodos mais críticos e privilegiar o uso de ar condicionado – neste último caso, desde que os filtros sejam trocados com frequência.

Por fim, ao andar pela rua, sobretudo em parques, deve evitar árvores de folha caduca, como bétula, carvalho, bordo, freixo, amieiro e avelã. Catalpa, murta, abeto ou sequóia devem ser privilegiadas nestes casos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.