Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

(dr) Royal Commission of AlUla

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região.

De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis mil anos, foram descobertos, em 2018, ao lado dos restos mortais dos seus donos num cemitério na Arábia Saudita. A sepultura em questão é uma das mais antigas da região, datando de cerca de 4300 A.C.

A equipa de investigadores encontrou 26 fragmentos de ossos do cão, que foi enterrado com os restos mortais de pelo menos 11 humanos, incluindo seis adultos, quatro crianças e um adolescente.

Os ossos do animal apresentavam sinais de artrite, o que sugere que o cão seria de meia idade, ou já de idade avançada, e provavelmente foi domesticado porque a maioria dos cães selvagens não teria vivido tanto tempo.

“Sabemos que os cães tiveram um papel muito importante na vida dos primeiros caçadores e pastores do noroeste da Arábia”, disse ao mesmo site Hugh Thomas, arqueólogo da Universidade da Austrália Ocidental e autor principal do estudo publicado, a 18 de março, na revista científica Journal of Field Archaeology.

A principal prova disso é a arte rupestre descoberta noutras partes da Península Arábica, que retrata humanos a caçar animais, como o íbex, com a ajuda de cães.

“Grandes matilhas de cães, muitas vezes com trela, podem ser vistas a ajudar humanos, tal como os cães pastores dos dias de hoje. Teriam dado uma ajuda e apoio inestimáveis aos antigos habitantes da região”, acrescentou o investigador.

Os ossos encontrados em 2018 datam do quinto milénio A.C., mas parte dessa arte rupestre remonta ao sétimo ou oitavo milénio A.C, o que sugere que os cães já eram domesticados há vários milhares de anos na região.

Neste caso, os ossos identificados são, sim, “a primeira evidência física desta relação importante”, destacou Thomas, que está esperançado que, “à medida que seja feito mais trabalho na Arábia”, sejam encontrados “mais exemplos e, muito provavelmente, mais antigos”.

Para já, certo é que a evidência mais antiga da domesticação de cães em todo o mundo continua a ser os restos mortais encontrados num túmulo em Oberkassel, na Alemanha, que têm cerca de 14 mil anos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Leão domável e jackpot para o dragão

A primeira derrota do campeão Sporting. Dragão enche o cofre. As frases e números da semana. Visto da Linha de Fundo. Salvar a honra SL Benfica (Seferovic 12' e 49' g.p., Pizzi 29', Lucas Veríssimo 37') …

Leão está mais otimista (e acredita que PIB vai crescer acima da meta)

O ministro das Finanças, João Leão, está mais confiante numa subida do PIB acima da de 4%, prevista no Programa de Estabilidade para este ano. João Leão acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) vai …

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …