/

Europeus modernos descendem de três grupos ancestrais

2

Tom / Flickr

-

A origem genética dos europeus modernos poderá ser mais complexa do que se imagina, pois descendem de pelo menos três grupos humanos ancestrais, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira pela revista científica Nature.

A história remonta há cerca de 7.500 anos. Os primeiros agricultores chegam do Médio Oriente e entram em contacto com os caçadores-coletores que viviam na Europa há dezenas de milhares de anos.

Os trabalhos de pesquisa em genética e arqueologia dos últimos 10 anos revelam que todos os europeus modernos descendem da mistura destas duas populações. Mas a história não termina neste ponto.

Uma equipa internacional de mais de uma centena de investigadores, liderado por David Reich (da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, Estados Unidos) e Johannes Krause (Universidade de Tübingen, Alemanha), colocou em evidência, “sem equívoco”, uma terceira contribuição ancestral, do norte da Eurásia, de uma região que ocupa grande parte da atual Rússia até o norte da Ásia.

Estes antigos eurasianos do norte chegaram à Europa pouco tempo depois da introdução da agricultura.

Os investigadores sequenciaram o ADN de mais de 2.300 pessoas através do mundo e nove esqueletos antigos, oito caçadores-coletores (que viveram há cerca de 8.000 anos) e um agricultor, que viveu por volta de 7.000 anos atrás.

Foram igualmente investigados dados genéticos de outros homens antigos do mesmo período.

A influência relativa de cada um dos três grupos ancestral varia de acordo com as populações europeias. A contribuição dos ancestrais da Eurásia do Norte é a menor, nunca ultrapassando 20% do total.

David Reich pensa que outros grupos ancestrais podem ter contribuído para o perfil genético dos europeus modernos, assim a investigação irá continuar.

/Lusa

2 Comments

    • Olá Felicidade, este tipo de investigações, apesar de aparentarem não ter qualquer influência positiva na nossa vida, são extremamente importantes para que no futuro, e dando apenas um exemplo, as doenças que continuam a assombrar a nossa espécie possam ser curadas/controladas. O estudo da genética e a compreensão da nossa evolução, trazem consigo avanços tecnológicos que em outras épocas seriam impensáveis e impossíveis, tais como, revelar a identidade de um assassino que mate o seu pai/mãe/irmão/filho etc através de amostras de tecidos 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.