Europeus modernos descendem de três grupos ancestrais

Foto: Tom/Flickr

-

A origem genética dos europeus modernos poderá ser mais complexa do que se imagina, pois descendem de pelo menos três grupos humanos ancestrais, segundo um estudo divulgado esta quinta-feira pela revista científica Nature.

A história remonta há cerca de 7.500 anos. Os primeiros agricultores chegam do Médio Oriente e entram em contacto com os caçadores-coletores que viviam na Europa há dezenas de milhares de anos.

Os trabalhos de pesquisa em genética e arqueologia dos últimos 10 anos revelam que todos os europeus modernos descendem da mistura destas duas populações. Mas a história não termina neste ponto.

Uma equipa internacional de mais de uma centena de investigadores, liderado por David Reich (da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, Estados Unidos) e Johannes Krause (Universidade de Tübingen, Alemanha), colocou em evidência, “sem equívoco”, uma terceira contribuição ancestral, do norte da Eurásia, de uma região que ocupa grande parte da atual Rússia até o norte da Ásia.

Estes antigos eurasianos do norte chegaram à Europa pouco tempo depois da introdução da agricultura.

Os investigadores sequenciaram o ADN de mais de 2.300 pessoas através do mundo e nove esqueletos antigos, oito caçadores-coletores (que viveram há cerca de 8.000 anos) e um agricultor, que viveu por volta de 7.000 anos atrás.

Foram igualmente investigados dados genéticos de outros homens antigos do mesmo período.

A influência relativa de cada um dos três grupos ancestral varia de acordo com as populações europeias. A contribuição dos ancestrais da Eurásia do Norte é a menor, nunca ultrapassando 20% do total.

David Reich pensa que outros grupos ancestrais podem ter contribuído para o perfil genético dos europeus modernos, assim a investigação irá continuar.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Olá Felicidade, este tipo de investigações, apesar de aparentarem não ter qualquer influência positiva na nossa vida, são extremamente importantes para que no futuro, e dando apenas um exemplo, as doenças que continuam a assombrar a nossa espécie possam ser curadas/controladas. O estudo da genética e a compreensão da nossa evolução, trazem consigo avanços tecnológicos que em outras épocas seriam impensáveis e impossíveis, tais como, revelar a identidade de um assassino que mate o seu pai/mãe/irmão/filho etc através de amostras de tecidos 😉

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …