A Europa pode mergulhar num frio gélido devido ao Oceano Atlântico

2

Um novo estudo alerta para uma ameaça iminente para a estabilidade climática da Europa, já que um potencial colapso das correntes do Oceano Atlântico tem consequências catastróficas que podem mergulhar o continente num congelamento profundo.

As conclusões, publicadas na revista Science Advances, traçam um quadro terrível do futuro se não forem tomadas medidas urgentes para combater as alterações climáticas.

O estudo, liderado pelo climatologista e oceanógrafo Rene van Westen, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, destaca o estado precário da Circulação Meridional de Capotamento do Atlântico (CMCA), uma componente crucial do sistema climático da Terra.

Utilizando simulações complexas, os investigadores descobriram um ponto de viragem “semelhante a um penhasco” no futuro, indicando um rápido declínio das correntes oceânicas que poderá ter implicações de grande alcance.

A CMCA desempenha um papel fundamental na regulação dos padrões climáticos globais e o seu colapso desencadearia uma cascata de perturbações a nível mundial.

Na Europa, as temperaturas poderiam descer entre 9 e 27 graus Celsius ao longo das décadas. O gelo do Ártico estender-se-ia mais para sul, enquanto o Hemisfério Sul sofreria uma intensificação do calor. Os padrões globais de precipitação seriam perturbados, com impacto em ecossistemas como a Amazónia, e a escassez de alimentos e de água poderia ocorrer à escala global.

Embora o cenário de pesadelo retratado em filmes como “O Dia Depois de Amanhã” possa parecer distante, o estudo sugere que o prazo para tal acontecimento é mais curto do que se pensava anteriormente. Embora ainda possa estar a décadas de distância, o ritmo acelerado das alterações climáticas suscita preocupações de que o colapso possa ocorrer durante este século.

O estudo sublinha a necessidade urgente de uma ação decisiva para mitigar as alterações climáticas e salvaguardar a estabilidade dos sistemas climáticos da Terra. Van Westen sublinha a importância de abordar o ritmo das alterações climáticas induzidas pelas atividades humanas.

Os peritos que não participaram no estudo fazem eco da gravidade dos resultados, sublinhando a importância crucial de monitorizar e abordar o potencial colapso da CMCA, escreve a Associated Press, citada pela Insider.

ZAP //

2 Comments

  1. Não é por falta de aviso é estudos que estas catástrofes planetárias não irão acontecer.. As pessoas preferem viver as suas vidas sem grandes preocupações quanto ao estado do planeta. Mas um dia, todos terão que abrir os olhos para uma nova realidade agridoce..

  2. Que noticia espectacular : juntar o aquecimento global e o frio polar dá temperatura moderada. Estes cientistas conseguem prever tudo, até o Euromilhões.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.