Europa à beira de uma “epidemia de cancro”

6

A Europa esta a enfrentar uma “epidemia de cancro”, após a pandemia ter retardado um milhão de diagnósticos, revelou um novo relatório.

Segundo o estudo, publicado recentemente na Lancet e citado pelo Guardian, a “epidemia de cancro” na Europa só pode ser combatida com medidas urgentes, focadas na investigação para encontrar novas formas de tratamento.

De acordo com a equipa responsável pela investigação, se essas fraquezas não forem abordadas com urgência, os resultados de tratamento do cancro podem ser atrasados em quase uma década.

“Estimamos que cerca de um milhão de diagnósticos de cancro podem ter sido omitidos em toda a Europa durante a pandemia”, referiu o estudo, com os investigadores a indicar que há “provas emergentes de que uma proporção maior de pacientes se encontra em estágios avançados de cancro, em comparação com as taxas pré-pandémicas”, devido a atrasos no diagnóstico e no tratamento.

Os médicos atenderam menos 1,5 milhões de pacientes com cancro no primeiro ano de pandemia e metade dos doentes não receberam cirurgia ou quimioterapia em tempo útil. Cerca de cem milhões de exames não foram feitos.

Ao Guardian, o professor Mark Lawler, da Queen’s University Belfast, indicou que até um milhão de cidadãos europeus possa ter cancro não diagnosticado, em consequência dos atrasos.

O Brexit e a invasão da Ucrânia são outros desafios para a investigação na Europa, uma vez que Rússia e Ucrânia são dois dos maiores contribuintes para a pesquisa clínica oncológica no mundo.

“É mais importante do que nunca que a Europa desenvolva uma investigação resiliente sobre o cancro, de forma a impor o seu papel transformador na melhoria da prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade dos tratamentos”. afirmou Mark Lawler, que é também o primeiro autor do estudo.

As conclusões do estudo mostram ainda que “40% dos cancros na Europa poderiam ser evitados se as estratégias de prevenção primária fizessem melhor uso da compreensão atual dos fatores de risco do cancro”, explica Anna Schmütz, da International Agency for Research on Cancer.

Taísa Pagno //

6 Comments

  1. Epidemia é uma doença que ataca simultaneamente muitos indivíduos na mesma terra ou região! ou surto periódico de uma doença infecciosa! Pandemia, doença que ataca ao mesmo tempo grande número de pessoas, na mesma região ou em grande número de países, grande epidemia. Não confundam as coisas!!

    • Surto é local, epidemia é quando abrange várias localidades, podendo atravessar a fronteira para outro país, pandemia é quando atravessa de um continente para outro. isto aplica-se a vírus ou bactérias e não doenças, e por fim o Nº de infectados não muda o ‘nome’ apenas a área geográfica afetada.

  2. O cancro está a aumentar no nosso país, mas não há contágio! Pode ser por desnutrição (emagrecimento demasiado), ou por problemas emocionais (desagradáveis, desgostos) ou por comerem alimentos que não são aconselhados (ex: uma pessoa que tenha alergia a um alimento, não pode teimar em comer). É isso, de que os médicos falam!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.