Eurogrupo já recebeu lista de reformas de Atenas

EU Council Eurozone / Flickr

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, com Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, com Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia

O presidente do Eurogrupo confirmou esta terça-feira, num debate na comissão de Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em Bruxelas, que as autoridades gregas enviaram atempadamente, ainda na segunda-feira à noite, a lista de reformas, que está agora a ser analisada.

“Não houve atraso. Foi solicitado ao Governo grego que enviasse esta primeira lista das suas intenções de reformas na segunda-feira, e a mesma chegou às 23h15, pelo que não houve atraso”, disse Jeroen Dijsselbloem, quando questionado pelos eurodeputados sobre um alegado atraso no envio da lista de reformas que o executivo grego se tinha comprometido enviar na segunda-feira, no quadro do acordo alcançado da passada sexta-feira.

Dijsselbloem apontou que “alguns jornais disseram que não o tinham feito (envio da lista), mas fizeram-no, bastante tarde, mas chegou a tempo, e a Comissão, o BCE e o FMI estão a analisar esta manhã esta lista”, para dar “um primeiro parecer sobre se estas medidas são suficientes como um ponto de partida válido para uma conclusão bem sucedida da revisão” do programa de assistência.

Comissão Europeia considera “suficientemente completa”

Hoje de manhã, a Comissão Europeia já apontou, após uma primeira leitura da lista de reformas que o ministro das Finanças grego, Yanis Varufakis, submeteu a Bruxelas, que a mesma é “suficientemente completa” com vista ao prolongamento da assistência a Atenas.

“A lista das reformas do Governo grego foi recebida dentro do prazo”, escreveu Margaritis Schinas, o porta-voz da Comissão Europeia, no Twitter.

Está prevista para esta terça-feira à tarde uma teleconferência do Eurogrupo, segundo fontes governamentais gregas.

A Grécia está sob assistência financeira desde 2010 e recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional no total de 240 mil milhões de euros em troca da implementação de duras medidas de austeridade.

O novo Governo de Atenas, que saiu das eleições de 25 de janeiro, tem dito que foi mandatado para pôr fim à austeridade, para reformar o país e para promover o crescimento económico.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …