Eurodeputados do PCP levam saída de Portugal do euro a Bruxelas

GUE/NGL / Flickr

O eurodeputado João Ferreira, cabeça-de-lista do PCP nas Europeias 2014

O eurodeputado João Ferreira, cabeça-de-lista do PCP nas Europeias 2014

Os eurodeputados do PCP enunciaram um conjunto de temas que pretendem levar a debate nos “próximos meses” no Parlamento Europeu, entre os quais a “urgente” renegociação da dívida e a preparação de Portugal para a saída do euro.

“Esta saída [do euro] faz-se para crescer mais e faz-se em associação com a renegociação da dívida precisamente para libertar o país deste constrangimento”, declarou o eurodeputado João Ferreira, esta sexta-feira, em conferência de imprensa na sede do PCP, em Lisboa.

O parlamentar europeu falava ladeado dos outros dois eurodeputados eleitos pelo PCP nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, Inês Zuber e Miguel Viegas.

Os “constrangimentos identificados com a submissão” de Portugal à moeda única “não só se mantêm como têm tendência para se agravar”, acredita João Ferreira.

“A questão, como o PCP a pôs há muito, está colocada: é possível um caminho de recuperação económica assente na promoção das condições de vida dos portugueses dentro do euro? A resposta é negativa”, diz o eurodeputado.

Os comunistas, afirma, irão suscitar o debate no Parlamento Europeu sobre o “início do processo de discussão” para a dissolução da União Económica e Monetária, e a extinção do Pacto de Estabilidade, e pretenderão criar um “programa de apoio aos países cuja permanência no euro se tenha revelado insustentável e que preveja a devida compensação pelos prejuízos causados no quadro de uma saída negociada da moeda única”.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.