Eurodeputados do Sul da Europa organizam as “Dijsselbloem Nights”

EU Council Eurozone / Flickr

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo

Eurodeputados de Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia estão a organizar as “Dijsselbloem Nights”, uma espécie de festival cultural de reacção aos comentários do político holandês que preside ao Eurogrupo e que acusou os países do Sul de gastarem dinheiro em “copos e mulheres”.

As “Dijsselbloem Nights” vão decorrer a 27 e 28 de Junho para “lutar contra os estereótipos” numa organização da Esquerda europeia, de que os partidos portugueses Bloco de Esquerda e PCP fazem parte.

O evento sui generis surge em resposta às polémicas declarações de Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, que disse, numa entrevista a um jornal alemão, que os países do Sul da Europa gastam o dinheiro todo em “copos e mulheres” e que depois pedem ajuda financeira.

Os eurodeputados de esquerda afirmam que as “Dijsselbloem Nights” reflectem a “urgente necessidade de condenar este tipo de comportamento estereotipado, especialmente quando expresso por uma autoridade europeia, muitas vezes directamente responsável pelo seu empobrecimento e deterioração”.

Dijsselbloem Nights / Facebook

Cartaz das Dijsselbloem Nights.

Cartaz das Dijsselbloem Nights.

A justificação surge numa publicação no Facebook alusiva ao evento que tem entrada gratuita e é aberto ao público em geral.

A organização fala em “serões culturais e musicais” e na “promoção de um entendimento cultural mais profundo entre as diferentes identidades”, com dança, música temática e apreciação de especialidades gastronómicas.

No dia 27 de Junho, a noite será dedicada a Portugal, Grécia e Chipre, e no dia 28, será a vez de celebrar as culturas de Itália e Espanha.

Só falta dizer que as “Dijsselbloem Nights” vão decorrer em Bruxelas com o apoio do Colectivo García Lorca.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • É o medo que desses que gastam o dinheiro mal gasto, verem esse mesmo dinheiro a fugir e não poderem mais viver a vida que tinham até aqui…
      Não é que esse tipo seja muito melhor que os outros, mas hoje em dia o provérbio “quem diz a verdade não merece castigo” pelos vistos já não é aplicado. Deixem-me reformular o provérbio: “quem não diz a verdade merece pu*** e vinho verde”….
      Isto é triste…

  1. Aliás a moral dos de Portugal é de cretino : além de haver o dobro dos deputados que devia haver, têm feito um “trabalho” de compadrio que fala por si. Uma vergonha.

RESPONDER

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …