Euribor positiva anula descontos no spread e aumenta (ainda mais) as prestações

A taxa a 12 meses já está em terreno positivo e a taxa a seis meses está a entrar no mesmo caminho. A Euribor positiva anula os descontos nos spreads e leva à redução do ritmo de amortização do capital em dívida.

O ciclo de subidas dos juros dos créditos que o Banco Central Europeu anunciou já cá chegou. A Euribor a 12 meses já está próxima dos 0,5% e a taxa a seis meses, que é a mais utilizada nos créditos à habitação em Portugal, está nos -0,034%, estando muito perto dos valores positivos.

Já a Euribor a três meses encontra-se agora nos -0,335% e já perdeu metade do seu valor negativo, devendo entrar no terreno positivo até Setembro, escreve o Público. Para além da subida dos juros, o aumento da Euribor também leva à perda do desconto nos spreads e os mais baixos, com os de 0,25% ou 0,5%, foram até totalmente anulados durante os vários anos em que os juros estiveram negativos.

O terceiro efeito negativo que se vai sentir mais a prazo com a entrada da Euribor no terreno positivo é a redução do ritmo de amortização do capital em dívida. Com a descida das taxas nos últimos anos, a amortização aumentava, o que vai agora ajudar a atenuar o impacto do ciclo de subidas.

O aumento nas prestações do crédito à habitação vai ser sentido de forma gradual, mas há casos onde a subida mensal da conta pode chegar aos 100 euros.

Estas subidas são um mau agoiro para os portugueses, já que a maioria da população tem o crédito associado a estas taxas e que apenas 6,7% dos contratos existentes em 2020 tinham taxas fixas.

O Banco Central Europeu também adiantou que está a ponderar um aumento da sua taxa diretora, que atualmente está em 0%, a partir de Julho, como parte do esforço para travar a escalada da inflação que se tem sentido este ano.

A evolução da guerra na Ucrânia e também da pandemia de covid-19 ainda podem ser outros fatores que influenciam as taxas que são fixadas diariamente no mercado interbancário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.