Os EUA realizaram esta madrugada um ensaio com um míssil intercontinental que voou até um atol no Oceano Pacífico, para mostrarem a sua capacidade de dissuasão nuclear.
A Força Aérea anunciou o lançamento de um míssil balístico Minuteman III desarmado, desde a base aérea californiana de Vandenberg.
O míssil de longo alcance percorreu cerca de 6.800 quilómetros até uma zona designada para o impacto do projétil no atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall.
“O lançamento desta noite é uma importante demonstração da nossa capacidade de dissuasão”, declarou, em comunicado, o coronel John Moss, comandante da Ala Espacial 30, encarregada de gerir os silos de mísseis intercontinentais com capacidade nuclear em Vandenberg.
O lançamento ocorreu em plena escalada de tensões com a Coreia do Norte, depois dos ensaios com mísseis por parte do regime de Kim Jong-un.
O sistema de mísseis Minuteman tem 60 anos de história, mas tem sido modernizado em várias ocasiões, para poder manter a capacidade de dissuasão nuclear dos EUA, baseada em silos em terra, submarinos e bombardeiros estratégicos.
// Lusa
Vamos, toda a gente, mandar os nossos mísseis que temos guardados no quintal, com impacto projectado no quintal do vizinho, pra mostrar a este o nosso poder de dissuasão ameaçador, e com o intuito de lhe manifestar o nosso desagrado por barulhos feitos, por este, até as 3h da manhã… Volta a fazer “barulho” e meto-te um míssil nuclear no c-u… desabafos a parte, isto já me parece o cães que ladram muito mas depois não mordem, e acabam por se afastar a resmungar… mandam os foguetes ao ar, fazem a festa, apanham as canas e vão para casa satisfeitos…