EUA não estiveram envolvidos no golpe na Turquia, “ponto final”

Sedat Suna / EPA

Golpe de estado militar em curso na Turquia - população protesta contra o Golpe

População em protesto contra o recente Golpe de Etsado na Turquia

O embaixador dos Estados Unidos na Turquia assegurou que o seu país não teve qualquer papel na tentativa de golpe do mês passado e disse-se exasperado com as persistentes acusações contra Washington, noticiou hoje a imprensa turca.

John Bass disse estar “profundamente perturbado e ofendido pelas acusações” contra os Estados Unidos desde a tentativa de golpe de 15 de julho, noticiou na sua edição online o jornal Hurriyet, que participou, como outros ‘media’, na conferência de imprensa do embaixador, na sexta-feira em Istambul.

“Apenas quero voltar a dizer, como já disse e como foi dito por Washington, que o governo dos Estados Unidos não planeou, dirigiu, apoiou ou teve qualquer conhecimento prévio de quaisquer atividades que tenham ocorrido na noite de 15 para 16 de julho”, disse.

John Bass acrescentou estar “profundamente perturbado e ofendido com as acusações” contra o seu país.

A Turquia atribuiu a tentativa de golpe ao clérigo exilado nos Estados Unidos Fethullah Gulen e advertiu Washington de que as relações diplomáticas serão afetadas se Washington recusar extraditá-lo.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também descreveu a tentativa de golpe como “um enredo escrito no estrangeiro”, referindo-se a um envolvimento de países estrangeiros.

Poucos dias depois do golpe, o ministro do Trabalho turco, Suleyman Soylu, foi mais longe e afirmou que “os Estados Unidos estão por trás do golpe”.

Já esta semana, um antigo chefe do Estado-Maior do Exército, Ilker Basbug, disse que a CIA, Agência Central de Informações norte-americana, também esteve por trás da tentativa de golpe.

“Francamente, se tivéssemos sabido, teríamos dito imediatamente ao governo turco”, disse o embaixador.

Os Estados Unidos querem uma Turquia “forte, próspera, democrática e confiante”, prosseguiu.

“Quem pensar que os Estados Unidos beneficiam de alguma forma de uma Turquia dividida e desestabilizada está a fazer uma leitura profundamente errada da história”, concluiu o embaixador.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. A “catarse” operada por Erdogan, presidente turco, foi de tal dimensão que não deixa dúvidas a ninguém dos propósitos, dos atuais ocupantes do poder. Como é possível, num curto espaço de tempo, deter/prender tanta gente que, na maioria, obedeciam a ordens da hierarquia, nos vários sectores, quer militar, quer sociedade civil, estava tudo premeditado para, sob a capa da democracia, instalar de facto, o poder do ditador e seus seguidores. A União Europeia, os seus líderes, não podem tolerar o que se está a passar na Turquia, este país, com a atual “liderança” não pode integrar a UE aliás, a arrogância de Erdogan, não merece o respeito de uma Europa de valores, democrática e livre. ACORDEM líderes europeus se é que a Europa ainda tem líderes para dizer ao sr. Erdogan, BASTA!!!!!!!

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …