/

EUA estacionam no Golfo navio com 500 marines a bordo

O navio norte-americano USS Mesa Verde, com 550 marines e aparelhos de transporte Osprey a bordo, chegou ao Golfo Pérsico para apoiar uma eventual operação de evacuação da embaixada norte-americana em Bagdad, anunciou hoje o Pentágono.

“O secretário da Defesa norte-americano Chuck Hagel ordenou que o navio de transporte anfíbio USS Mesa Verde entrasse no Golfo.

O navio já atravessou o Estreito de Ormuz [situado na entrada do Golfo Pérsico]”, afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano [Pentágono], o contra-almirante John Kirby, num comunicado.

O navio, equipado com uma plataforma capaz de acomodar helicópteros, leva a bordo vários MV-22 Osprey, aparelho de transporte híbrido que é um cruzamento entre um avião e um helicóptero.

Ainda a bordo do USS Mesa Verde estão 550 marines (fuzileiros) que poderão participar numa eventual operação de evacuação da embaixada norte-americana na capital iraquiana, em caso de agravamento da situação no terreno, segundo indicou um responsável do Departamento de Defesa norte-americano, citado pela agência francesa AFP.

“O navio USS Mesa Verde é capaz de efetuar uma série de operações de reação rápida e de resposta a situações de crise”, acrescentou o contra-almirante John Kirby.

O USS Mesa Verde junta-se no Golfo Pérsico ao porta-aviões USS George H.W. Bush, que transporta a bordo mais de 70 aviões e helicópteros.

O porta-aviões norte-americano está acompanhado por outros dois navios de guerra: o contra-torpedeiro USS Truxtun e o cruzador USS Philippines Sea, os dois equipados com várias dezenas de mísseis de cruzeiro Tomahawk.

No domingo, Washington anunciou o envio de cerca de 50 marines para reforçar a segurança da representação diplomática norte-americana no Iraque, mas também a transferência de alguns funcionários diplomáticos para outros locais menos ameaçados pela insurreição sunita, liderada pelo grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que abala o território iraquiano.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.