EUA estacionam no Golfo navio com 500 marines a bordo

O navio norte-americano USS Mesa Verde, com 550 marines e aparelhos de transporte Osprey a bordo, chegou ao Golfo Pérsico para apoiar uma eventual operação de evacuação da embaixada norte-americana em Bagdad, anunciou hoje o Pentágono.

“O secretário da Defesa norte-americano Chuck Hagel ordenou que o navio de transporte anfíbio USS Mesa Verde entrasse no Golfo.

O navio já atravessou o Estreito de Ormuz [situado na entrada do Golfo Pérsico]”, afirmou o porta-voz do Departamento de Defesa norte-americano [Pentágono], o contra-almirante John Kirby, num comunicado.

O navio, equipado com uma plataforma capaz de acomodar helicópteros, leva a bordo vários MV-22 Osprey, aparelho de transporte híbrido que é um cruzamento entre um avião e um helicóptero.

Ainda a bordo do USS Mesa Verde estão 550 marines (fuzileiros) que poderão participar numa eventual operação de evacuação da embaixada norte-americana na capital iraquiana, em caso de agravamento da situação no terreno, segundo indicou um responsável do Departamento de Defesa norte-americano, citado pela agência francesa AFP.

“O navio USS Mesa Verde é capaz de efetuar uma série de operações de reação rápida e de resposta a situações de crise”, acrescentou o contra-almirante John Kirby.

O USS Mesa Verde junta-se no Golfo Pérsico ao porta-aviões USS George H.W. Bush, que transporta a bordo mais de 70 aviões e helicópteros.

O porta-aviões norte-americano está acompanhado por outros dois navios de guerra: o contra-torpedeiro USS Truxtun e o cruzador USS Philippines Sea, os dois equipados com várias dezenas de mísseis de cruzeiro Tomahawk.

No domingo, Washington anunciou o envio de cerca de 50 marines para reforçar a segurança da representação diplomática norte-americana no Iraque, mas também a transferência de alguns funcionários diplomáticos para outros locais menos ameaçados pela insurreição sunita, liderada pelo grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que abala o território iraquiano.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …