/

EUA está a desenvolver tecnologia para criar soldados-ciborgues

2

-

O Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que visa criar os primeiros soldados-ciborgues, passando a ficção científica para o terreno da guerra real.

O projecto desenvolvido pelo Exército dos EUA em colaboração com a DARPA, Agência de Projectos Avançados de Pesquisa da Defesa, pretende criar uma interface neurológica implantável para estabelecer a ligação entre a mente humana e um computador.

A ideia da DARPA, a agência que nos anos 70 inventou os protocolos que estão na base da Internet, é ligar o cérebro a um chip biocompatível de dimensão minúscula, a rondar um centímetro cúbico.

Este chip vai funcionar como um tradutor da linguagem electroquímica usada pelos neurónios do cérebro em zeros e uns, ou seja, a linguagem dos computadores, explica o DARPA.

Designada NESD – Neural Engineering System Design , esta tecnologia pode também, além de criar soldados-ciborgues com uma performance militar melhorada, vir a revolucionar outras áreas, nomeadamente a neuro-ciência, a biologia sintética e até a exploração espacial.

“Imagine-se o que se tornará possível quando actualizarmos as nossas ferramentas para abrir realmente o canal entre o cérebro humano e a electrónica moderna”, diz Phillip Alvelda, director do projecto.

“Os interfaces neurológicos actualmente aprovados para uso humano espremem uma tremenda quantidade de informação através de apenas 100 canais, com cada canal a agregar sinais de 10 milhares de neurónios de cada vez. O resultado é barulhento e impreciso“, destaca.

A agência realça que o objectivo do NESD é garantir “sistemas que podem comunicar claramente e individualmente com até um milhão de neurónios numa determinada região do cérebro”.

SV, ZAP

2 Comments

  1. Esta gente só pensa em guerra, que até mete nojo. Em vez de fazerem algo a pensar no bem da Humanidade, não, parece que o futuro são só guerras!
    E para além disso, não aprenderam nenhuma lição com o Terminator, a ameaça da Inteligência Artificial é ENORME. Não pensem que o que vem nos filmes é por acaso, há muita fantasia, mas também há muita realidade entrelaçadas.
    Lembrem-se, os robôs NÃO TÊM SENTIMENTOS!
    A Humanidade não quer guerras, apenas as quer quem está no poder.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.