EUA está a desenvolver tecnologia para criar soldados-ciborgues

-

O Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que visa criar os primeiros soldados-ciborgues, passando a ficção científica para o terreno da guerra real.

O projecto desenvolvido pelo Exército dos EUA em colaboração com a DARPA, Agência de Projectos Avançados de Pesquisa da Defesa, pretende criar uma interface neurológica implantável para estabelecer a ligação entre a mente humana e um computador.

A ideia da DARPA, a agência que nos anos 70 inventou os protocolos que estão na base da Internet, é ligar o cérebro a um chip biocompatível de dimensão minúscula, a rondar um centímetro cúbico.

Este chip vai funcionar como um tradutor da linguagem electroquímica usada pelos neurónios do cérebro em zeros e uns, ou seja, a linguagem dos computadores, explica o DARPA.

Designada NESD – Neural Engineering System Design , esta tecnologia pode também, além de criar soldados-ciborgues com uma performance militar melhorada, vir a revolucionar outras áreas, nomeadamente a neuro-ciência, a biologia sintética e até a exploração espacial.

“Imagine-se o que se tornará possível quando actualizarmos as nossas ferramentas para abrir realmente o canal entre o cérebro humano e a electrónica moderna”, diz Phillip Alvelda, director do projecto.

“Os interfaces neurológicos actualmente aprovados para uso humano espremem uma tremenda quantidade de informação através de apenas 100 canais, com cada canal a agregar sinais de 10 milhares de neurónios de cada vez. O resultado é barulhento e impreciso“, destaca.

A agência realça que o objectivo do NESD é garantir “sistemas que podem comunicar claramente e individualmente com até um milhão de neurónios numa determinada região do cérebro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta gente só pensa em guerra, que até mete nojo. Em vez de fazerem algo a pensar no bem da Humanidade, não, parece que o futuro são só guerras!
    E para além disso, não aprenderam nenhuma lição com o Terminator, a ameaça da Inteligência Artificial é ENORME. Não pensem que o que vem nos filmes é por acaso, há muita fantasia, mas também há muita realidade entrelaçadas.
    Lembrem-se, os robôs NÃO TÊM SENTIMENTOS!
    A Humanidade não quer guerras, apenas as quer quem está no poder.

RESPONDER

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …