EUA está a desenvolver tecnologia para criar soldados-ciborgues

-

O Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que visa criar os primeiros soldados-ciborgues, passando a ficção científica para o terreno da guerra real.

O projecto desenvolvido pelo Exército dos EUA em colaboração com a DARPA, Agência de Projectos Avançados de Pesquisa da Defesa, pretende criar uma interface neurológica implantável para estabelecer a ligação entre a mente humana e um computador.

A ideia da DARPA, a agência que nos anos 70 inventou os protocolos que estão na base da Internet, é ligar o cérebro a um chip biocompatível de dimensão minúscula, a rondar um centímetro cúbico.

Este chip vai funcionar como um tradutor da linguagem electroquímica usada pelos neurónios do cérebro em zeros e uns, ou seja, a linguagem dos computadores, explica o DARPA.

Designada NESD – Neural Engineering System Design , esta tecnologia pode também, além de criar soldados-ciborgues com uma performance militar melhorada, vir a revolucionar outras áreas, nomeadamente a neuro-ciência, a biologia sintética e até a exploração espacial.

“Imagine-se o que se tornará possível quando actualizarmos as nossas ferramentas para abrir realmente o canal entre o cérebro humano e a electrónica moderna”, diz Phillip Alvelda, director do projecto.

“Os interfaces neurológicos actualmente aprovados para uso humano espremem uma tremenda quantidade de informação através de apenas 100 canais, com cada canal a agregar sinais de 10 milhares de neurónios de cada vez. O resultado é barulhento e impreciso“, destaca.

A agência realça que o objectivo do NESD é garantir “sistemas que podem comunicar claramente e individualmente com até um milhão de neurónios numa determinada região do cérebro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta gente só pensa em guerra, que até mete nojo. Em vez de fazerem algo a pensar no bem da Humanidade, não, parece que o futuro são só guerras!
    E para além disso, não aprenderam nenhuma lição com o Terminator, a ameaça da Inteligência Artificial é ENORME. Não pensem que o que vem nos filmes é por acaso, há muita fantasia, mas também há muita realidade entrelaçadas.
    Lembrem-se, os robôs NÃO TÊM SENTIMENTOS!
    A Humanidade não quer guerras, apenas as quer quem está no poder.

RESPONDER

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …