EUA está a desenvolver tecnologia para criar soldados-ciborgues

-

O Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que visa criar os primeiros soldados-ciborgues, passando a ficção científica para o terreno da guerra real.

O projecto desenvolvido pelo Exército dos EUA em colaboração com a DARPA, Agência de Projectos Avançados de Pesquisa da Defesa, pretende criar uma interface neurológica implantável para estabelecer a ligação entre a mente humana e um computador.

A ideia da DARPA, a agência que nos anos 70 inventou os protocolos que estão na base da Internet, é ligar o cérebro a um chip biocompatível de dimensão minúscula, a rondar um centímetro cúbico.

Este chip vai funcionar como um tradutor da linguagem electroquímica usada pelos neurónios do cérebro em zeros e uns, ou seja, a linguagem dos computadores, explica o DARPA.

Designada NESD – Neural Engineering System Design , esta tecnologia pode também, além de criar soldados-ciborgues com uma performance militar melhorada, vir a revolucionar outras áreas, nomeadamente a neuro-ciência, a biologia sintética e até a exploração espacial.

“Imagine-se o que se tornará possível quando actualizarmos as nossas ferramentas para abrir realmente o canal entre o cérebro humano e a electrónica moderna”, diz Phillip Alvelda, director do projecto.

“Os interfaces neurológicos actualmente aprovados para uso humano espremem uma tremenda quantidade de informação através de apenas 100 canais, com cada canal a agregar sinais de 10 milhares de neurónios de cada vez. O resultado é barulhento e impreciso“, destaca.

A agência realça que o objectivo do NESD é garantir “sistemas que podem comunicar claramente e individualmente com até um milhão de neurónios numa determinada região do cérebro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta gente só pensa em guerra, que até mete nojo. Em vez de fazerem algo a pensar no bem da Humanidade, não, parece que o futuro são só guerras!
    E para além disso, não aprenderam nenhuma lição com o Terminator, a ameaça da Inteligência Artificial é ENORME. Não pensem que o que vem nos filmes é por acaso, há muita fantasia, mas também há muita realidade entrelaçadas.
    Lembrem-se, os robôs NÃO TÊM SENTIMENTOS!
    A Humanidade não quer guerras, apenas as quer quem está no poder.

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …