EUA está a desenvolver tecnologia para criar soldados-ciborgues

-

O Exército norte-americano está a desenvolver uma tecnologia que visa criar os primeiros soldados-ciborgues, passando a ficção científica para o terreno da guerra real.

O projecto desenvolvido pelo Exército dos EUA em colaboração com a DARPA, Agência de Projectos Avançados de Pesquisa da Defesa, pretende criar uma interface neurológica implantável para estabelecer a ligação entre a mente humana e um computador.

A ideia da DARPA, a agência que nos anos 70 inventou os protocolos que estão na base da Internet, é ligar o cérebro a um chip biocompatível de dimensão minúscula, a rondar um centímetro cúbico.

Este chip vai funcionar como um tradutor da linguagem electroquímica usada pelos neurónios do cérebro em zeros e uns, ou seja, a linguagem dos computadores, explica o DARPA.

Designada NESD – Neural Engineering System Design , esta tecnologia pode também, além de criar soldados-ciborgues com uma performance militar melhorada, vir a revolucionar outras áreas, nomeadamente a neuro-ciência, a biologia sintética e até a exploração espacial.

“Imagine-se o que se tornará possível quando actualizarmos as nossas ferramentas para abrir realmente o canal entre o cérebro humano e a electrónica moderna”, diz Phillip Alvelda, director do projecto.

“Os interfaces neurológicos actualmente aprovados para uso humano espremem uma tremenda quantidade de informação através de apenas 100 canais, com cada canal a agregar sinais de 10 milhares de neurónios de cada vez. O resultado é barulhento e impreciso“, destaca.

A agência realça que o objectivo do NESD é garantir “sistemas que podem comunicar claramente e individualmente com até um milhão de neurónios numa determinada região do cérebro”.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Esta gente só pensa em guerra, que até mete nojo. Em vez de fazerem algo a pensar no bem da Humanidade, não, parece que o futuro são só guerras!
    E para além disso, não aprenderam nenhuma lição com o Terminator, a ameaça da Inteligência Artificial é ENORME. Não pensem que o que vem nos filmes é por acaso, há muita fantasia, mas também há muita realidade entrelaçadas.
    Lembrem-se, os robôs NÃO TÊM SENTIMENTOS!
    A Humanidade não quer guerras, apenas as quer quem está no poder.

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …