Energia renovável supera carvão nos EUA pela 1.ª vez em 134 anos

1

SXC

Em 2019, o consumo de energias renováveis nos Estados Unidos superou a das provenientes do carvão pela primeira vez em 134 anos, divulgou esta quinta-feira a Agência de Informação sobre Energia.

De acordo com a Agência de Informação sobre Energia, estes números “refletem a descida continuada na quantidade de carvão utilizada para gerar eletricidade na última década e o crescimento da energia renovável, sobretudo a eólica e a solar“.

Em 2019, o consumo do carvão caiu 15% em relação ao ano anterior, para 11,3 milhões de biliões (milhão de milhões) das designadas unidades termais britânicas (BTU), na que foi a sua sexta queda anual consecutiva, enquanto o das energias renováveis subiu 1%, para 11,5 milhões de biliões de BTU, na que foi a quarta subida anual seguida.

Antes de 2019, o ano em que se consumiu mais energia renovável do que carvão foi 1885, quando a lenha era a principal fonte de energia nos Estados Unidos e a única “renovável a grande escala comercial”, até que se criaram as primeiras centrais hidroeléctricas, na década de 1880.

// Lusa

1 Comment

  1. …convém especificar que estamos a falar de apenas 11% da produção energética (renováveis).
    70% da produção energética dos EUA continua a provir dos altamente poluentes petróleo e gás natural.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.