/

EUA: quase metade das pessoas acha que paga demasiados impostos

4

Carlos M. Vazquez II / DoD

O presidente dos EUA, Joe Biden

Cerca de um quarto dos norte-americanos espera dever mais dinheiro em impostos, ao longo deste ano. Muitos esperam devoluções.

Quase metade da população dos Estados Unidos da América acha que paga demasiados impostos.

Os números foram divulgados em vésperas do Tax Day (dia do imposto), a data limite de envio de declarações de impostos para o governo federal, que desta vez foi no dia 18 de Abril.

O estudo – realizado pela CBS News no final de Março, junto de mais de 1.600 pessoas – mostra que 45% das pessoas consideram pagam mais do que deviam, em impostos.

A orientação política faz claramente diferença em relação a esta opinião: 55% dos conservadores acham que deveriam pagar menos, seguidos pelas moderadas (43%) e pelos liberais (37%).

A percentagem de pessoas que acham que pagam o que é justo é quase igual: 47%.

E ainda há uma “fatia”, mais reduzida, de pessoas que acham que deveriam pagar mais impostos do que pagam: 8%.

Na altura (as perguntas foram feitas no final de Março), cerca de 75% dos inquiridos disseram que iam entregar a declaração a tempo.

Uma em cada quatro pessoas que vivem nos EUA espera dever mais dinheiro em impostos, ao longo deste ano.

A maioria (60%) esperava receber dinheiro de volta – mas poucos utilizarão esse dinheiro para divertimento, lazer: mais de metade (55%) revelou que vai aproveitar esse eventual reembolso para pagar despesas. E 37% vai pagar dívidas ou contas para esse dinheiro.

Há cerca de um mês, o presidente Joe Biden apresentou um plano para tributar fortunas acima de 100 milhões de dólares; a proposta está integrada no orçamento para o próximo ano e prevê que cada milionário tenha de pagar, no mínimo, 20% de imposto de renda.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

4 Comments

  1. Isto num país com impostos muito baixos comparado com a Europa. Os 6% de IVA praticado em muitos Estados é considerado alto, alguns estados não têm IVA, em alguns Estados não se paga IRS Estatal (apenas Federal), o IRS e SS é muito mais baixo, o equivalente ao ISP é um valor fixo (não uma percentagem), só para dar alguns exemplos.

    Obviamente que toda a gente gostaria de pagar ainda mesmo impostos!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.