EUA declaram paquistanês Qari Saifullah “terrorista global”

DR StateOfPakistan.org

-

Os Estados Unidos declararam “terrorista global” o paquistanês Qari Saifullah, ligado à Al-Qaida e a líderes talibãs no Afeganistão, anunciou hoje o departamento de Estado.

Segundo um comunicado da diplomacia de Washington, Qari Saifullah é comandante de operações na província de Zabul e “utilizou combatentes talibãs para organizar atividades terroristas contra o Governo do Afeganistão e as forças da coligação” internacional nessa província.

“Qari Saifullah também ordenou diretamente aos seus subordinados o uso de artefactos explosivos, pequenos ataques com armas de fogo e a utilização de mísseis na província de Zabul contra o Governo do Afeganistão”, acrescenta a nota.

Esta classificação como “terrorista global” significa que passa a ser proibido a qualquer cidadão norte-americano ter ligações às operações de Saifullah e que ficam congelados todos os seus bens e interesses em território norte-americano, sendo proibida igualmente a sua entrada no país.

Saifullah foi acusado de estar relacionado com o atentado contra a comitiva da ex-primeira-ministra paquistanesa Benazir Bhutto, em outubro de 2007, na cidade de Carachi, no sul do país, de que saiu ilesa.

Contudo, depois de ser detido pelas autoridades paquistanesas, foi absolvido por um tribunal antiterrorista do seu presumível envolvimento no caso.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.