Condenado a 20 anos de prisão homem que enviou bombas a Obama e Clinton

Cesar Sayoc, o homem que enviou bombas caseiras ao ex-Presidente Barack Obama, a Hillary Clinton e a outros destacados membros do Partido Democrata americano foi na segunda-feira condenado a 20 anos de prisão num tribunal de Nova Iorque.

Em março deste ano, Cesar Sayoc confessou ter enviado 16 bombas durante 2018 a personalidades democratas que considerava inimigos do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, noticiou esta terça-feira a TSF, citando a agência Lusa.

As bombas caseiras misturavam fertilizantes, pólvora de fogo-de-artifício e estilhaços de metal e vidro. Não causaram vítimas, mas provocaram um grande alarme no seio do Partido Democrata, desencadeando uma investigação da polícia federal que levou à detenção rápida de Cesar Sayoc.

(h)

Cesar Sayoc Jr, o homem suspeito de ter endereçado os envelopes-bombas aos contestatários de Donald Trump

A acusação pública pedia a prisão perpétua, enquanto a defesa sugeriu uma pena única de 10 anos, alegando que o homem, de 57 anos, sofre de uma longa doença mental não tratada. Durante o julgamento foi sugerido que Cesar Sayoc se inspirou nos discursos de Donald Trump para lançar a sua campanha de terror.

“Eu desejo, mais do que qualquer coisa, recuar no tempo e evitar o que fiz”, disse, antes de ser condenado a 20 anos de prisão pelo juiz Jed S. Rakoff, do Tribunal Distrital Federal de Manhattan.

Na sentença, o magistrado levou em conta que as bombas estavam mal construídas, admitindo que Cesar Sayoc queria sobretudo assustar as vítimas.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …