EUA pagam três milhões de dólares por informações sobre dirigente do Estado Islâmico

(cv)

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quinta-feira que darão uma recompensa até três milhões de dólares (cerca de 2,76 milhões de euros) por informações que levem à detenção de um dos responsáveis pela propaganda do grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI).

O dirigente em causa é o jordano Abu Bakr al-Gharib, de seu verdadeiro nome Muhammad Khadir Musa Ramadan, responsável pela supervisão dos vídeos de execuções da organização ‘jihadista’, avançou a agência Lusa.

“Supervisiona a organização, coordenação e produção dos numerosos vídeos e publicações de propaganda que incluem cenas de tortura e de execuções brutais e cruéis de civis inocente” indicou, em comunicado, o Departamento de Estado.

Os vídeos de propaganda, nomeadamente os que mostram decapitações, têm aterrorizado a comunidade internacional e permitem ao grupo jihadista atrair novos recrutas vindos de todo o mundo.

Em outubro de 2019, na Síria, as forças especiais norte-americanas abateram o autoproclamado “califa” do grupo extremista, Abu Bakr al-Baghdadi.

A organização já não conta com qualquer bastião na Síria e no Iraque e alguns dos seus membros continuam a reivindicar a realização de várias operações terroristas, nomeadamente no Afeganistão e na África Subsaariana.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.