/

O Etna “acordou”. Sismo de 4,8 faz pelo menos 10 feridos

Um sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a província de Catânia, na Sicília, junto ao monte Etna, fazendo pelo menos dez feridos e provocando alguns danos em edifícios.

O sismo ocorreu dois dias depois de o vulcão Etna, o mais alto e mais ativo da Europa, ter entrado em erupção nesta segunda-feira de manhã, intensificando a atividade vulcânica na e atividade sísmica na região.

O sismo atingiu a ilha às 3h19 [2h19, hora de Lisboa], levando a população a abandonar as suas casas e a dormir nos carros, de acordo com a agência Reuters. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades. Algumas casas antigas e outras devolutas acabaram por ruir parcialmente na localidade de Fleri e Zafferana Etnea.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que o sismo ocorreu a apenas um quilómetro de profundidade, com epicentro junto às localidades de Viagrande e Trecastagni. O mesmo instituto diz que, desde segunda-feira, depois do início da erupção do Etna, já se registaram mais de 130 tremores.

Uma pequena parte da estrada junto o mar foi fechada por precaução, mas o aeroporto de Fontanarossa, na Catânia, a capital da província, próximo do vulcão, permanece aberto, segundo a agência France-Presse.

https://twitter.com/Informativo102/status/1077208423052263424

O chefe da proteção Civil deslocar-se-á esta quarta-feira à Sicília para ver os prejuízos causados pelos abalos, na sequência da erupção do Etna.

O Etna, com 3.300 metros, é o vulcão mais ativo da Europa, com erupções frequentes. A sua última fase eruptiva foi na primavera de 2017 e a última grande erupção, no inverno de 2008/2009. Em 1699, uma erupção do Etna deixou quase toda a cidade da Catânia destruída

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.