O Etna “acordou”. Sismo de 4,8 faz pelo menos 10 feridos

Um sismo de magnitude 4,8 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira a província de Catânia, na Sicília, junto ao monte Etna, fazendo pelo menos dez feridos e provocando alguns danos em edifícios.

O sismo ocorreu dois dias depois de o vulcão Etna, o mais alto e mais ativo da Europa, ter entrado em erupção nesta segunda-feira de manhã, intensificando a atividade vulcânica na e atividade sísmica na região.

O sismo atingiu a ilha às 3h19 [2h19, hora de Lisboa], levando a população a abandonar as suas casas e a dormir nos carros, de acordo com a agência Reuters. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, segundo as autoridades. Algumas casas antigas e outras devolutas acabaram por ruir parcialmente na localidade de Fleri e Zafferana Etnea.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) informou que o sismo ocorreu a apenas um quilómetro de profundidade, com epicentro junto às localidades de Viagrande e Trecastagni. O mesmo instituto diz que, desde segunda-feira, depois do início da erupção do Etna, já se registaram mais de 130 tremores.

Uma pequena parte da estrada junto o mar foi fechada por precaução, mas o aeroporto de Fontanarossa, na Catânia, a capital da província, próximo do vulcão, permanece aberto, segundo a agência France-Presse.

O chefe da proteção Civil deslocar-se-á esta quarta-feira à Sicília para ver os prejuízos causados pelos abalos, na sequência da erupção do Etna.

O Etna, com 3.300 metros, é o vulcão mais ativo da Europa, com erupções frequentes. A sua última fase eruptiva foi na primavera de 2017 e a última grande erupção, no inverno de 2008/2009. Em 1699, uma erupção do Etna deixou quase toda a cidade da Catânia destruída

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …