Estudo revela que crianças de 7 anos não reconhecem rostos como os adultos

Uma nova investigação deita por terra a teoria de que as crianças têm o mecanismo cerebral da percepção facial completamente desenvolvido aos 5 anos de idade. Esta pesquisa conclui que aos 7 anos, ainda não se veem os rostos como os adultos.

Desenvolvida pelo Departamento de Neuro-Psicologia da Universidade Ruhr de Bochum (RUB), na Alemanha, esta investigação procurou apurar se as áreas cerebrais especializadas na percepção facial estarão totalmente desenvolvidas aos 5 anos de idade, como defende uma teoria científica.

As conclusões, divulgadas no jornal de ciência Rubin, que divulga as investigações da RUB, rebatem aquela ideia e demonstram que aos 7 anos de idade, as crianças ainda têm actividades cerebrais diferentes dos adultos.

As investigadoras Sarah Weigelt e Marisa Nordt compararam o chamado “efeito de habituação”, entre crianças e adultos, quando confrontados com retratos de pessoas. Este “efeito de habituação” tem a ver com a diminuição da actividade cerebral, quando o cérebro é confrontado sucessivamente com o mesmo estímulo.

Durante a experiência, adultos e crianças foram confrontados com três blocos de seis imagens, numa sucessão rápida de 12 segundos, espaçados por intervalos – no primeiro bloco, todas as seis fotos eram idênticas; no segundo, as imagens eram diferentes, embora da mesma pessoa; e por fim, as fotos eram de pessoas diferentes.

As investigadoras registaram a actividade cerebral dos participantes, através de imagens de ressonância magnética e analisando em particular a área de processamento da imagem do rosto, chamada de Giro Fusiforme, que se situa no lóbulo temporal e que é especializada na percepção facial.

Os resultados apurados indicam que, quando confrontados com fotos diferentes da mesma pessoa, os adultos revelaram um “efeito de habituação” menos forte do que quando viram fotos idênticas da mesma pessoa.

As crianças apresentaram o mesmo “efeito de habituação” perante fotos idênticas da mesma pessoa, mas, perante fotos diferentes da mesma pessoa, algumas não revelaram qualquer “habituação”, enquanto outras demonstraram-na como os adultos.

“Se as crianças vêem fotos diferentes de uma única pessoa, elas parecem dizer ou: esta é a mesma pessoa. Ou: estas são duas pessoas diferentes. Não há nada no meio”, explica Sarah Weigelt no comunicado da RUB.

Isto significa que, embora as crianças de 7 anos sejam capazes de reconhecer rostos, essa capacidade não está ainda totalmente desenvolvida.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes assina pelo Manchester United. Sporting pode encaixar 80 milhões de euros

Bruno Fernandes assinou pelo Manchester United e viaja para Inglaterra esta quarta-feira. O Sporting recebe 55 milhões de euros a pronto, com o negócio a poder atingir os 80 milhões mediante o cumprimento de certos …

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …