Estudo revela porque os coalas abraçam as árvores

Erik Veland / Wikimedia

-

Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, revelaram que o acto de abraçar as árvores por parte dos coalas serve para ajudar a regular a temperatura do corpo deste adorável mamífero, em particular nos dias mais quentes.

Antes dos resultados deste estudo – que podem abrir caminho para intensificar os esforços na preservação de coalas -, a comunidade científica atribuía os abraços às árvores ao facto de ser onde eles passam grande parte do seu tempo, onde comem e dormem.

A descoberta é da autoria de Michael Kearney, um ecologista da Universidade de Melbourne, e seus colegas, e surge aquando de um estudo sobre como os animais regulam a temperatura do corpo durante as estações mais quentes.

Natalie Briscoe, uma estudante de doutoramento que trabalhou na investigação, começou a recolha de dados e, inicialmente, nada encontrou. Porém, após alguns ajustes no equipamento, descobriu que a temperatura das árvores é muito mais baixa do que a do ambiente. Briscoe observou ainda que os coalas tendem a abraçar acácias, não obstante o facto de se alimentarem das folhas da árvore do eucalipto.

«Com o aumento da temperatura, os coalas iam descendo nas árvores e começavam, verdadeiramente, a abraçar os troncos», afirmou Kearney em declarações à publicação Live Science. «Isso pareceu-nos algo estranho, até que descobrimos que as árvores são um pouco mais frescas», explicou.

Ao abraçarem as árvores, os coalas guardam cerca de 50 por cento da água armazenada, a qual desapareceria devido à respiração ofegante provocada pelo calor. Kearney e a sua equipa concluíram que o acto de abraçar árvores foi essencial para a sobrevivência destes mamíferos. De salientar que os coalas não possuem glândulas sudoríparas e raramente bebem água.

Os pesquisadores prevêm que este comportamento acabará por mudar com o aumento geral das temperaturas.

CG/ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …